Estiveram em pauta para leitura e discussão na 25° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada na última quinta-feira (25):
- Indicação Legislativa Nº 49/2023, solicitando ao prefeito municipal a reforma do Complexo Administrativo do Município de Campo do Brito. E indicação Legislativa Nº 50/2023, solicitando ao prefeito municipal que desenvolva políticas públicas para a prevenção ao suicídio, ambas de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
Para primeira votação:
- Projeto de Lei N° 13/2023, referente ao atendimento de uma equipe multidisciplinar para portadores de Transtorno Mental, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual e Deficiência Múltiplas e aos pais ou responsáveis legais dessas mesmas pessoas, de autoria conjunta dos vereadores Antônio Carlos Góis Almeida (PP) e Thompson José Reis Silva (PSD).
- Projeto de Decreto Legislativo N° 07/2023, referente a concessão de Medalha de Honra ao Mérito “Roque José de Souza”, ao ex-prefeito José Roque da Cruz, popularmente conhecido por Roquinho, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL).
Já para segunda votação redação final:
- Projeto de Lei N° 12/2023, propondo a isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos promovidos pelo Município de Campo do Brito, de autoria do Poder Executivo.
GRANDE EXPEDIENTE
Thompson José Reis Silva (PSD), começou seu discurso na tribuna parabenizando e comentando a história do atleta Toninho.Também justificou a importância de suas indicações e do projeto em conjunto com o colega parlamentar Antônio Carlos Gois (PP).
Reginaldo Andrade Passos (PL), pediu para que fosse realizada uma limpeza e alguns reparos na praça do povoado Garangau. E fez um convite para as festividades de Santa Rita de Cássia que ocorrerão no povoado Brito Velho, neste final de semana.
José Edinelson Santana (PL), comentou a relevância dos trabalhos realizadas pelo ex-prefeito Roquinho, justificando sua indicação de entrega da Medalha de Honra ao Mérito para o mesmo.
João Batista Santos (PL), chamou a atenção para a falta de médicos em seis povoados do município que, segundo ele, estão sem os médicos do Programa Saúde da Família (PSF) há três semanas. “O médico do PSF, é aquele que atende as comunidades, não só as pessoas que vão lá se consultar, como também as pessoas que estão debilitadas, as pessoas acamadas, que tem a visita a domicílio. O que a gente deve frisar é que se as pessoas adoecem e vão para o Hospital de Itabaiana ou de Lagarto, que são os hospitais regionais, eles lá tomam aquele remédio paliativo e retorna para o seu povoado para que lá procure o médico local do PSF para fazer seus exames e automaticamente cuidar da saúde. E nós estamos aí com um problema sério em seis povoados da região.”
Genilson da Silva Menezes (PP), esclareceu ao colega parlamentar João Batista Santos, que a Secretaria Municipal de Saúde já está a par da situação dos povoados e vem buscando resolver o problema. “Eu tive o prazer de ter uma reunião com nossa secretária no dia de ontem e a preocupação dela é grande com essas áreas que estão sem médicos [...]. A secretária está muito preocupada não só com a área que está descoberta, mas, com casos de gripe, de dengue, porque o período chuvoso é favorável a esses tipos de doença.”
Lembrando que para assistir a sessão na íntegra e conferir os discursos completos é só acessar nosso canal no YouTube, clicando aqui.