A 26° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada na última terça-feira (30), teve em pauta para leitura e discussão:
-
Moção de Congratulação N° 21/2023, pelo aniversário do secretário de agricultura e meio ambiente Gilson Menezes de Jesus, conhecido como “Bel de Pio”, de autoria do vereador Antônio Carlos Góis Almeida (PP)
-
Moção de Congratulação N° 22/2023, pelo aniversário do senhor Manuel Moacir Souza, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD)
-
Projeto de Lei N° 14/2023, que reconhece as igrejas e templos religiosos de qualquer culto e as comunidades missionárias como espaços de desempenho de atividades essenciais no nosso município, de autoria do Thompson José Reis Silva (PSD).
Não houveram matérias para primeira votação. Já para segunda votação e redação final:
-
Projeto de Lei N° 13/2023, referente ao atendimento de uma equipe multidisciplinar para portadores de Transtorno Mental, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual e Deficiência Múltiplas e aos pais ou responsáveis legais dessas mesmas pessoas, de autoria conjunta dos vereadores Antônio Carlos Góis Almeida (PP) e Thompson José Reis Silva (PSD).
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 07/2023, referente a concessão de Medalha de Honra ao Mérito “Roque José de Souza”, ao ex-prefeito José Roque da Cruz, popularmente conhecido por Roquinho, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL).
Ambos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes. No “Momento Regimental”, Izabela Oliveira,assessora jurídica, retomou a explicação sobre as comissões parlamentares.
GRANDE EXPEDIENTE
Reginaldo Andrade Passos (PL), parabenizou as festividades ocorridas no Povoado Brito Velho no último final de semana. E, entre outras reivindicações, questionou sobre o campo esportivo do Povoado Poço Comprido que passou por reformas recentemente, porém a bica no vestiário continua causando transtornos para as pessoas quando chove.
José Edinelson Santana (PL), fez cobranças referentes a indicações legislativas que fez anteriormente e, segundo o vereador, nenhuma ação foi tomada. Uma pedindo para pintar quebra molas e sinalizações,como faixa de pedestres, nas ruas da cidade e a outra para que a Praça da Igreja Matriz seja reformada.
Thompson José Reis Silva (PSD), explicou a importância do projeto que propôs, o qual reconhece as igrejas e templos religiosos de qualquer culto e as comunidades missionárias como espaços de desempenho de atividades essenciais no nosso município.
João Batista Santos (PL), solicitou que fossem tomadas providências para melhorias em relação às estradas dos povoados. Ao menos, alguma solução mais rápida para que as pessoas possam trafegar.Também reiterou a falta de médicos nos povoados.
Maria Valdilece Sousa Almeida (PSD), esclareceu aos colegas parlamentares que enviou um ofício ao secretário pedindo para que haja manutenção nos pontos críticos das estradas dos povoados. Sobre a situação da falta de médicos nos povoados, disse acreditar que a demora se deve a muitos profissionais que almejam fazer especializações ou buscar oportunidades em outros lugares e não desejam permanecer no nosso município, o que dificulta a contratação.
Genilson da Silva Menezes (PP), destacou que a obra do Povoado Candeias está "a todo vapor" e que na quarta-feira (31), estará com o secretário de obras resolvendo questões do Povoado Boa Vista. Mencionou também, que as máquinas já passaram no Povoado Maiame. E irão para outros povoados se o tempo permanecer estiado.
Para assistir a sessão na íntegra e conferir os discursos completos é só acessar nosso canal no YouTube, clicando aqui.