Esteve em pauta na 34° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada na última quinta-feira, 03, para leitura e discussão:
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 15/2023, julgamento das contas do Poder Executivo municipal referente ao ano de 2017, de autoria da Comissão de Finanças
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 16/2023 Julgamento das contas do Poder Executivo municipal referente ao ano de 2018. de autoria da Comissão de Finanças
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 18/2023, sobre a concessão da medalha de honra ao mérito Roque José de Souza ao Sr. Gilson Menezes de Jesus, popularmente conhecido como “Bel de Pio”, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva
Para votação única constaram:
-
Parecer da comissão de justiça referente ao processo TC 006169/2018 sobre o julgamento das contas do Poder Executivo municipal referente ao ano de 2017.
-
Parecer da comissão de justiça referente ao processo TC 007625/2019 sobre O Julgamento das contas do Poder Executivo municipal referente ao ano de 2018.
-
Moção de Congratulação N° 34/2023, pelo aniversário da Secretária Municipal de Educação, Perla Nelly Menezes Reboiras, de autoria do vereador Médici Santos Andrade.
-
Moção de Congratulação N° 35/2023, pelo aniversário do vereador Antônio Carlos Góis Almeida, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva.
-
Moção de Congratulação N° 36/2023, pelo aniversário do vereador José Edinelson Santana, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva.
-
Moção de Congratulação N° 37/2023, pelo aniversário de Antônio Carlos de Jesus Cruz, mais conhecido como "Bigodinho", de autoria do vereador Thompson José Reis Silva.
-
Moção de Pesar N°38/2023, pelo falecimento do Sr. Luiz Antelmo Bispo de Souza, conhecido como “Telminho", de autoria do vereador Thompson José Reis Silva.
-
Moção de Pesar N° 39/2023, pelo falecimento do Sr. José Tavares de Jesus, conhecido como "seu Juquinha”, de autoria do vereador Antônio Carlos Góis Almeida,
-
Moção de Pesar N° 40/2023, pelo falecimento do menino Pedro Francisco Santos Nonato, conhecido como “Chico”, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva.
-
Moção de Pesar N° 41/2023, pelo falecimento do Sr. José Carlos Alves dos Santos, conhecido como "Carlos engenheiro ou Carlos federal", de autoria do vereador Antônio Carlos Góis Almeida.
Todas as proposituras foram aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes.
Em primeira votação esteve o:
-
Projeto de Lei N°20/2023, referente a instituir, no âmbito do município de Campo do Brito, prioridade de atendimento aos portadores de fibromialgia, de autoria do poder executivo.
Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, passando para a segunda votação.
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão as vereadoras Maria Valdelice Souza Almeida (PSD), Jusileide Oliveira Dias (PP). E os vereadores Ali Sérgio dos Santos Andrade (PL), Antônio Carlos Góis Almeida (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), João Batista Santos (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Reginaldo Andrade Passos (PL) e Thompson José Reis Silva (PSD).
GRANDE EXPEDIENTE
José Adeilson Santos de Jesus (PP), iniciou agradecendo por sua indicação, sobre a isenção da taxa para os ambulantes na festa de agosto, ter sido atendida. Depois o vereador destacou que já pediu um orçamento para uma clínica veterinária bem como entrou em contato com possíveis colaboradores para começar a organizar uma feijoada beneficente que irá fazer em prol da castração de animais de rua e dos pets de pessoas de baixa renda.
José Edinelson Santana (PL), trouxe para seu discurso na tribuna a questão do quiosque instalado na Praça Boa Hora que vem causando descontentamento para algumas pessoas. Inclusive, segundo Edinelson, o próprio pároco da cidade, presente na sessão, já havia procurado os vereadores pedindo apoio para que nada fosse instalado na praça. Ainda no tópico, com a proximidade da festa dos padroeiros o vereador cobrou melhorias na praça e Igreja Matriz Nossa Senhor da Boa Hora e São Roque.
João Batista Santos (PL), se dirigiu ao presidente da casa, Médice Santos Andrade (PSD), pedindo para que se forme uma comissão para acompanhar e fiscalizar a situação da serra de São José, a qual segundo ele está sendo alvo de invasões. Santos falou também da instalação do quiosque na Praça Boa Hora que vem causando descontentamento e apresentou um Projeto de Lei de emenda à Lei Orgânica, sancionado no ano de 2021, que torna a cessão do espaço pelo prefeito, sem precisar passar pela Casa Legislativa, legal. O que, segundo ele, inviabilizaria um novo projeto para proibir novas instalações na praça.
Reginaldo Andrade Passos (PL), descreveu o dia em que o pároco aflito lhe procurou pedindo ajuda pois começaram a construir um piso para instalar o quiosque [um container comercial liberado há ficar ali por um período de 10 anos], o qual já havia pedido apoio para que não fosse inserido na praça. O parlamentar, comentou sobre o projeto de 2021 que Santos relembrou e concordou com o colega de que um novo projeto não altera a emenda feita à Lei Orgânica do município.
Thompson José Reis Silva (PSD), agradeceu ao prefeito por ter atendido sua Indicação Legislativa N°36/2023 de reformar e construir um parquinho na Escola Municipal Maria Delfina Celestino de Oliveira. E comentou sobre o Projeto de Decreto Legislativo N°18/2023 de sua autoria.
Genilson da Silva Menezes (PP), esclareceu aos colegas sobre alguns temas mencionados e ressaltou que o prefeito respeita ambas religiões.
Para entender melhor sobre a discussão da noite e conferir as falas na íntegra basta acessar nosso canal no Youtube, clicando aqui.