Esteve em pauta, na 52ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada na última terça-feira (24), para leitura e discussão:
-
Moção de Pesar N° 62/2023, pelo falecimento da senhora Maria Edite Menezes de Jesus, mais conhecida como “Edite de Pio”, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD)
Não houveram proposições para primeira votação. Em segundo votação esteve:
-
Projeto de Lei Nº 38/2023, dispõe sobre a denominação da Garagem Municipal, situada na rua José Antônio Tavares, ao lado da creche Municipal Graciliano Apolônio da Fonseca, no centro desta cidade, de autoria do Poder Executivo
Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, passando para a segunda votação e redação final.
Para votação única:
-
Moção de Congratulação N° 61/2023, pelo aniversário da senhora Marilene Bispo Almeida, mais conhecida como “Nay Moral”, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão os vereadores, Allisérgio dos Santos Andrade (PL), Edivaldo Leite Fontes (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Thompson José Reis Silva (PSD) e as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD) e Jusileide Oliveira Dias (PP).
TRIBUNA LIVRE
7 maravilhas Campo-Britenses
As turmas do 9º ano A e B, da Escola Municipal Padre Freire de Menezes, juntamente com as professoras Joseana Fonseca e Adriana, fizeram uso da tribuna para apresentar um projeto sobre as "7 maravilhas Campo-Britenses". O objetivo do projeto, segundo a professora Joseana, foi fazer os alunos conhecerem mais nossa cidade e uma forma de comemorar os 111 anos de Emancipação Política da nossa cidade que serão comemorados neste domingo (29/10).
Convites
O escritor britense, Luiz Menezes, além de comentar sobre seu primeiro livro, e realizar o sorteio de um exemplar entre os alunos presentes, também convidou para o lançamento do próximo, "Campo do Brito, ontem e hoje. História e tradição", que será lançado dia 07 de novembro.
O pastor Reginaldo, em nome da Associação dos Ministros Evangélicos (AME), convidou para o evento do dia do evangélico, que será realizado neste sábado (28/10).
Encerrada a tribuna livre, houve a entrega da Moção de Congratulação ao senhor Daniel Alves Tavares, conhecido como "Dantour", que teve autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
GRANDE EXPEDIENTE
Thompson José Reis Silva (PSD), iniciou parabenizando os alunos da Escola Padre Freire, se referindo ao material como, um material muito rico e de suma importância para a população. O vereador também pediu apoio aos colegas para suas moções em pauta.
José Adeilson de Jesus (PP), também parabenizou os alunos que apresentaram o projeto, acrescentando algumas informações sobre a Barragem. “É uma fonte de renda para o nosso município, que hoje gera diretamente, umas cem famílias ali tem benefício. Donos de bares, ambulantes, que praticamente vivem da renda dali mesmo. (...) Campo do Brito tem um dos melhores peixes, aqui na Barragem e quem achar e tiver duvida é só vim que vai saborear o melhor peixe da região”. O vereador também disse que além de ser um ponto turístico, a barragem abastece nossa cidade e os municípios vizinhos, Itabaiana, São Domingos e Macambira. Sobre o 4º Encontro de Inclusão da Arte Capoeira, o vereador disse que o projeto dessa expressão cultural que vem sendo realizado na cidade é muito importante pois, segundo ele, contribui para que as crianças e adolescentes não tenham contato com “coisas ruins”.
José Edinelson Santana(PL), parabenizou todos que usaram a tribuna. O vereador também pontuou alguns locais que precisam de melhorias. Um trecho atrás do posto Boa Hora, povoado Lagoa, que fica intransitável quando chove, além de invadir as casas. Um cano estourado no povoado Limoeiro que ainda não foi resolvido. E o trecho que desce ao povoado Riacho do Estaleiro que, segundo ele, também está difícil de transitar.
João Batista Santos (PL), mencionou um comentário nas redes sociais, durante a apresentação dos alunos, em que lembraram das casas de farinha, como algo cultural do município. Em seguida, falou sobre uma reclamação que recebeu do povoado Terra Vermelha e região que voltou a receber apenas 10 fichas para atendimento médico. O vereador pediu para que se veja a possibilidade de aumentar o número de fichas disponíveis, principalmente nesses povoados com maior número de habitantes.
Genilson da Silva Menezes (PP), entre outros assuntos, disse que o deputado federal, Fábio Reis, se comprometeu a conceder 1 Km de calçamento no povoado Gameleira. Indo da casa da vereadora Valdilece até a capela São Pedro.
Você pode conferir como foi a sessão na íntegra e as falas completas, acessando o nosso canal no Youtube!