Esteve em pauta na 53ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada na última quinta-feira (26), para leitura e discussão e também para primeira votação, o Projeto de Lei Nº 41/2023, que institui no âmbito do Município de Campo do Brito/SE,o Programa de Incentivo Financeiro Estudantil e dá outras providências, de autoria do poder executivo.
Para votação única, esteve a moção de Pesar N° 62/2023, pelo falecimento da senhora Maria Edite Menezes de Jesus, mais conhecida como Edite de Pio, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão os vereadores Edivaldo Leite Fontes (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), José Adeilson Santos de Jesus (PP), João Batista Santos (PL), José Edinelson Santana (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Reginaldo Andrade Passos (PL), Thompson José Reis Silva (PSD) e as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD) e Jusileide Oliveira Dias (PP).
GRANDE EXPEDIENTE
José Edinelson Santana (PL), foi breve ao comentar sobre o PL 41/2023, dizendo que irá analisar o projeto até a votação da próxima sessão.
Reginaldo Andrade Passos (PL), também deu destaque ao PL 41/2023. Ele disse que mesmo sem ter conseguido se inteirar totalmente do projeto, entende ser de grande importância para os alunos do município que queiram participar de eventos em outras localidades e que não tem condições. O vereador reforçou que irá entender mais sobre a proposta mas, já deixou seu apoio.
José Adeilson de Jesus (PP), explicou um pouco mais sobre o projeto de incentivo estudantil, tirou algumas dúvidas dos colegas e destacou a importância de projetos assim para incentivar os jovens e também não deixar que eles escolham o caminho das drogas.” Então, esse é um projeto muito importante que vai incentivar aqueles que estavam desmotivados por não ter condições [de arcar com despesas para competições ou similares fora do Estado]. Depois de um projeto desse, vai se interessar , vai começar a praticar o que gosta, a sua atividade, que seja no karate, que seja na capoeira, que seja no ciclismo, no que ele se identificar.”
Thompson José Reis Silva (PSD), convidou todos para os eventos que acontecem na cidade nos próximos dias. Entre eles, o “Sergipe é aqui”, que torna a cidade escolhida na “capital do Estado” por um dia.
Edivaldo Leite Fontes (PP), iniciou falando sobre o PL 41/2023, que é preciso entender melhor o projeto e propor emendas, se necessário, a fim de deixá-lo o mais completo possível para beneficiar os jovens atletas e alunos britenses. O vereador também pediu um olhar mais atencioso para o esporte no povoado Limoeiro, citando um vídeo que recebeu de crianças jogando bola no calçamento, pois o povoado não conta com nenhuma quadra ou “praça de esportes”. Edivaldo também sugeriu uma limpeza mensal nos povoados. “Tirar um dia, a gente pega uma turma. (...) Para que se separe um dia por semana, pra ir pra um povoado , por exemplo, vamos para o limoeiro , terça-feira, vamos fazer aquele povoado, deixar limpo agora no verão.”
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD), além de comentar sobre o projeto em pauta, disse que o Sergipe é aqui marcaria um dia histórico em Campo do Brito. Principalmente para o povoado Gameleira, onde organizou um café da manhã para o governador, Fábio Mitidieri, e sua comitiva. A vereadora também mostrou-se confiante com essa visita, visando melhorias para a região da rota da farinha pois, em uma visita anterior, entregou ao governador um ofício e abaixo assinado, juntamente com a associação de moradores e a Cooperativa dos Produtores de Farinha de Mandioca (Cofama), solicitando uma pista do Mainzão até a Gameleira, reforçando uma indicação que o Vereador Genilson também fez.
José Batista Santos (PL), também deu ênfase ao projeto em pauta, dizendo ser de bom tamanho para o momento. Mas, que em sua opinião deve abranger todas as situações cabíveis”, referente não só aos alunos mas também aos jovens atletas britenses que forem participar de testes para times de futebol em outros lugares. Após aparte do colega Adeilson, explicando que esse projeto é apenas para os estudantes, Santos reafirmou a importância de um projeto similar voltado ao esporte e de cobrar para que ele chegue à Casa Legislativa.
Genilson da Silva Menezes (PP), agradeceu por a vereadora Valdilece ter lembrado da sua indicação. E explicou que as indicações são uma forma que os vereadores têm de pedir por melhorias e quando elas são atendidas é um sonho realizado.
Você pode conferir os discursos completos através do nosso canal no Youtube.