Esteve em pauta na 57ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito , realizada ontem, 14, para leitura e discussão:
-
Projeto de Lei N°40/2023, institui e oficializa no calendário oficial de festas e eventos do Município de Campo do Brito, o Festival da Mandioca do Povoado Gameleira e, dá outras providências, de autoria da vereadora Maria Valdilece Sousa Almeida (PSD),
-
Moção de Repúdio Nº 68/202, pela Ação de descumprimento de preceito fundamental- ADPF 442, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD),
-
Moção de Congratulação Nº 69/2023, pelo aniversário da servidora Vanessa Peixoto Dantas de Andrade Santos, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
Para segunda votação e redação final esteve o Projeto de Lei N°42/2023, institui no âmbito do Município de Campo do Brito/SE, o Adicional de Periculosidade para os Servidores Públicos Municipais ocupantes dos cargos de vigilante e dá outras providências, de autoria do poder executivo. Sendo aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
E em votação única, a Moção de Congratulação Nº 67/2023, pelo aniversário de Edinaide Santos Almeida, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes (PP).
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão os vereadores, Allisérgio dos Santos Andrade (PL), Edivaldo Leite Fontes (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Thompson José Reis Silva (PSD) e a vereadora Maria Valdilece Souza Almeida (PSD) .
João Batista Santos (PL), teve sua falta justificada.
TRIBUNA LIVRE
O coordenador dos vigilantes municipais fez uso da tribuna para comentar sobre a importância do PL Nº 42/2023 e os trabalhos vêm sendo realizados desde que está no cargo. A fala pode ser conferida em nosso canal no Youtube.
GRANDE EXPEDIENTE
José Edinelson Santana (PL), iniciou questionando ao líder do prefeito se o problema da falta d'água no povoado Gameleira havia sido resolvido. Edinelson também falou sobre sua indicação legislativa, referente a uma reforma na Praça Boa Hora, que não foi atendida. “Quero aqui mais uma vez falar sobre a praça matriz da nossa cidade. Dizer que a praça aí hoje faz vergonha aos visitantes que chegam na nossa cidade com relação, é, a beleza que existia nas administrações passadas.”
José Adeilson Santos de Jesus (PP), entre outros assuntos que comentou, deu destaque para a inauguração do calçamento do povoado Serra das Minas, que acontecerá no próximo domingo (19). O vereador relembrou que desde criança, quando morava no povoado, havia promessas em campanhas eleitorais para a pavimentação do local. E apenas agora esse sonho da comunidade foi alcançado. Também serão inauguradas duas praças no povoado, entre elas, uma levará o nome de seu tio. “Uma das praças irá receber o nome do meu saudoso tio, Eliezer. Onde foi um homem, foi um parlamentar nesta casa onde desejou lutou muito para que essa realização que está acontecendo agora dia 19, acontecesse no mandato dele mas não foi possível. Mas Deus é tão maravilhoso que aqui está o sobrinho que vai estar lá presente.”
Thompson José Reis Silva (PSD), pediu apoio para suas moções em pauta de sua autoria, em especial a moção de repúdio. “Moção de repudio por essa ação de descumprimento do preceito fundamental que é a ADPF 442, proposta pelo partido do PSOL, que esse partido é uma vergonha, o que merecia era ser extinto do Brasil, só traz coisa que não nos engrandece que ao contrario da família, ao contrario do povo brasileiro, que verdadeiramente nos representa que tem o objetivo de descriminalização do aborto voluntario até as primeira doze semanas de gestação. Não quero muito me adentrar no assunto, a Dra.Izabela foi muito feliz no pronunciamento e esclarecimento desta moção. Mas o que eu quero trazer é a reflexão (...), é que eu não acho justo de hipótese alguma, né, um inocente ser assim criminalizado, penalizado com a pena máxima, a qual não existe em nosso país nem pro pior criminoso.”, justificou o parlamentar.
Maria Valdilece Sousa Almeida (PSD), explicou a relevância do Projeto de Lei Nº 40/2023, de sua autoria. A vereadora citou o tradicional festival da mandioca que acontece na cidade de Lagarto, como exemplo e disse que a Cooperativa de Produção, Economia Solidária de Agricultura de Campo do Brito (Coofama), já recebeu diversos prêmios, entre eles os do Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Segundo Lece, realizar este evento no povoado é uma forma de incentivar a produção e dar mais visibilidade para a matéria prima e produtos derivados que são produzidos lá. Como exemplo da farinha de mandioca que já é exportada para a Califórnia.
Genilson da Silva Menezes (PP), demonstrou entusiasmo ao falar da inauguração da pavimentação de Serra das Minas e do desenvolvimento que vem ocorrendo no povoado, se referindo a localidade como “um dos cartões postais da nossa cidade hoje”. Sobre o PL 40/2023, disse ser de grande importância por ter a capacidade de atrair vários perfis de pessoas ao povoado, de investidores a pessoas para comprar a matéria prima no município. Em relação à falta d'água, no povoado Gameleira, Genilson disse que o problema ainda não foi resolvido, mas que será colocado um funcionário lá para resolver ao menos o problema do manejo da água.
Você pode conferir as falas completas acessando nosso canal no Youtube.