Foi realizada na última terça-feira (28), a 61ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito. Esteve em pauta para leitura e discussão:
· Projeto de Decreto Legislativo Nº 22/2023, dispõe sobre a concessão de título de cidadão britense ao senhor Sr. Antônio dos Santos, mais conhecido como “Cuscuz”, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD);
· Projeto de Decreto Legislativo, Nº 23/2023, dispõe sobre a concessão de título de cidadão britense à Sra. Tamires Ferreira Santos, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
· Moção de Congratulação N°71/2023, pelo aniversário do senhor Elenilson Tavares de Andrade, mais conhecido como Cori, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD);
· Moção de Congratulação N° 72/2023, pelo aniversário do senhor Ivan Calixto Andrade Santos, de autoria do vereador Allisérgio dos Santos Andrade (PL)
· Indicação Legislativa Nº81/2023, solicitando a construção de um ponto de ônibus na entrada do Povoado Gameleira, no município de Campo do Brito, de autoria do vereador Edivaldo Leite Fontes (PP).
Já para votação única, esteve a moção de Congratulação N°70/2023, pelo aniversário do procurador Rafael Alves Goston, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes (PP).
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão os vereadores, Allisérgio dos Santos Andrade (PL), Edivaldo Leite Fontes (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Reginaldo Andrade Passos (PL), Thompson José Reis Silva (PSD) e as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD) e Jusileide Oliveira Dias (PP). O vereador João Batista Santos (PL), teve sua falta justificada.
GRANDE EXPEDIENTE
Allisérgio dos Santos Andrade (PL), parabenizou mais uma vez a conquista do título do time de futsal “Guarani”, do povoado Brito Velho e a comemoração realizada no último domingo, aproveitando para esclarecer um mal-entendido que ocorreu durante o evento. Segundo ele, aconteceu um desentendimento entre dois amigos, mas que não teve nada a ver com política. Allisérgio, também pediu apoio para a moção de congratulação de sua autoria que estava na pauta.
José Adeilson Santos de Jesus (PP), disse que esteve com o senador Laércio Oliveira (PP) e no encontro agradeceu as emendas destinadas por ele ao município, destacando o calçamento do povoado Serra das Minas, e apresentou outras demandas para ele. Entre elas, o vereador citou, o pedido de pavimentação do povoado Ceilão até a Barragem, a construção de casas populares para as pessoas que ainda moram em casas de taipa e a instalação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Campo do Brito. Adeilson também esclareceu, sobre o programa do Governo Federal que irá contemplar a cidade com a construção de 50 casas populares, que não é de competência dos vereadores escolher quem serão os contemplados e pediu para que não “se faça política” com isso.
Thompson José Reis Silva (PSD), demonstrou-se indignado com uma fala do deputado federal Ícaro de Valmir (PL) em que ele diz ter destinado para Sergipe R$30 milhões, mas segundo ele, Campo do Brito não foi contemplada com “nenhum saquinho de pipoca”. O vereador também parabenizou a gestão municipal pelo mutirão de exames médicos realizados na Clínica Boa Hora no decorrer do dia e o evento de comemoração da vitória, no campeonato de futsal, do “Guarani”, do povoado Brito Velho.
José Edinelson Santana (PL), pediu ao colega parlamentar Thompson que tenha calma, pois, não é porque não chegaram emendas para o município, por parte do deputado citado, que elas ainda não virão. Edinelson também se defendeu dizendo que está sempre em contato com os parlamentares de sua base aliada na busca de benefícios para a cidade. O vereador também cobrou uma indicação legislativa de sua autoria, para a pintura dos quebra molas e demais sinalizações de trânsito, que ainda não foi atendida.
Reginaldo Andrade Passos (PL), agradeceu pela recepção das pessoas pelos lugares em que passou, mencionando alguns lugares em que esteve presente no final de semana. Sobre as emendas, ele afirmou que não “há nada passado de tempo” e revelou o desejo de pavimentar algumas localidades, a exemplo Maiame, com emendas que possam vir.
Genilson da Silva Menezes (PP), parabenizou novamente a equipe de futsal do Brito Velho, dizendo que não pode estar presente na comemoração do título. Também parabenizou as obras realizadas no povoado e a entrega de uma casa. O vereador disse que o município foi selecionado com um programa do Governo Federal para receber 50 casas e esclareceu ao colega Adeilson que a escolha de pessoas para receberem um novo lar seguem alguns critérios, como, por exemplo, estarem cadastradas no Bolsa Família. E garantiu que nenhuma casa será destinada a quem não precisa.
Para conferir as falas na íntegra é só acessar nosso canal no YouTube.