Estiveram em pauta para leitura e discussão na 65ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, última Sessão Legislativa de 2023, realizada na última quinta-feira (14) :
-
Moção de Congratulação N° 80/2023 pela passagem do aniversário do vereador Genilson da Silva Menezes, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD);
-
Moção de Congratulação N° 81/2023 pela passagem do aniversário de Luiz da Silveira Andrade, de autoria do vereador Allisérgio dos Santos Andrade (PL)
Em primeira votação
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 26/2023, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao senhor Paulo Messias Santos, de autoria do vereador Médici Santos Andrade (PSD)
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 27/2023, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense à Sra. Aline dos Santos Santana, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL).
-
Projeto de Decreto Legislativo N°29/2023,Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao Doutor José Gilton Pinto Garcia e dá outras providências, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
-
Projeto de Decreto Legislativo N°30/2023, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao senhor Damião Cunha Costa e dá outras providências de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 31/2023, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao senhor Wagner Gois Corrêa e dá outras providências, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
O Projeto de Decreto Legislativo N° 26/2023, foi aprovado por maioria simples. Tendo o voto contrário do vereador José Adeilson de Jesus (PP). Os outros projetos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes. Todos seguem para segunda votação e redação final.
Para segunda votação:
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 24/2023, dispõe sobre a concessão de título de cidadão britense ao senhor Valtemir dos Santos, de autoria do vereador Allisérgio dos Santos Andrade (PSD);
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 25/2023, dispõe sobre a concessão de título de cidadão britense ao senhor Valdir dos Santos, de autoria do vereador Allisérgio dos Santos Andrade (PSD).
Para votação única estiveram:
-
Projeto de Decreto Legislativo N°28/2023, dispõe sobre a concessão de Medalha de Honra ao Mérito Empreendedor Manoel de Souza-MAIM para o Sr. Elenilson Tavares de Andrade, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD);
-
Moção de Congratulação N°79/2023, pelo aniversário do Senhor Gensilvio Santos, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD).
Todas as proposituras foram aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes.
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão os vereadores, Edivaldo Leite Fontes (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), João Batista Santos (PL), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Reginaldo Andrade Passos (PL), Thompson José Reis Silva (PSD) e as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD) e Jusileide Oliveira Dias (PP).
GRANDE EXPEDIENTE
Por ser a última sessão ordinária do ano, todos os vereadores que fizeram uso da palavra fizeram agradecimentos, relembraram e destacaram projetos realizados, cobranças e desejaram um feliz natal e ano novo.
Thompson José Reis Silva (PSD), parabenizou a gestão municipal pela inauguração da pavimentação de ruas no povoado Caatinga Redonda, que será realizada neste sábado (16), ressaltando o quanto isso significa para a comunidade e o quanto esperaram por isso. O vereador também pediu o voto dos colegas para conceder a Medalha de Honra ao Mérito Empreendedor Manoel de Souza-Maim, ao senhor conhecido como Cori. “Essa medalha de honra ao mérito empreendedor, é uma forma de homenagear todos os empreendedores da nossa querida cidade de Campo do Brito. Porque todos esses empreendedores vem contribuindo para o crescimento e engrandecimento da nossa cidade.”
José Adeilson Santos de Jesus (PP), agradeceu a todos que fazem a secretaria de obras por já terem iniciado os trabalhos para resolver os problemas da Rua Pedro Ribeiro da Silva. Segundo ele, será colocada uma caixa no esgoto da rua José Bonifácio, o que acabará com o mau cheiro gerado pela água acumulada. O vereador também parabenizou a gestão pelas obras que vêm sendo realizadas, entre elas a pavimentação e reforma da quadra no povoado Terra Vermelha e pavimentação no povoado Muginga. Por fim, Adeilson falou sobre algumas causas que sempre vem defendendo e sua insatisfação com os critérios da Casa para a concessão de título de cidadão. “Quero deixar claro que eu não tenho nada contra ninguém. (...) Qual o trabalho prestado que tem? Qual a relevância? Qual é critério que tem? Ah, é meu amigo e eu vou colocar, não. Qual é o critério que tem? Vamos fazer a coisa certa, como manda a lei.”, explicou.
Genilson da Silva Menezes (PP), falou sobre o desenvolvimento que vem ocorrendo “nos quatro cantos do município”, citando as indicações feitas pelos vereadores, bem como as transformações do bairro Muginga. Agradeceu e parabenizou mais uma vez as duas senhoras que estiveram na plateia e receberam uma moção de congratulação, votada em sessões anteriores, por fazerem parte de sua história e se envolverem em busca do melhor para a comunidade. Ressaltou que apesar do recesso parlamentar, o trabalho continua e seu gabinete estará sempre aberto para receber as pessoas.
João Batista Santos (PL), usou seu tempo para fazer uma relembrar conquistas e cobranças que fez durante o ano. Entre as conquistas, a pavimentação da avenida do povoado Cercado, pavimentação das ruas principais do povoado Terra Vermelha e a reforma da quadra, o piso do magistério, o lançamento do edital e data para a realização do concurso público, a melhoria das estradas, entre outras. Nas cobranças que ainda não foram atendidas, ele citou o meio ambiente, dando como exemplo a questão das serras do município, a falta de cuidado com as praças, entre outras. Santos também salientou que todas as conquistas são um trabalho em conjunto entre os vereadores e o prefeito, sendo o trabalho do primeiro cobrar e do segundo executar.
Reginaldo Andrade Passos (PL), agradeceu a parceria dos colegas parlamentares, “cada um no seu quadrado”, na realização das atividades. Não quis se alongar falando dos projetos e indicações de sua autoria, disse apenas que todos sabem do trabalho de cada um e que tem trabalhado sempre visando o melhor para o município e o povo. Também convidou para a procissão no povoado Boa Vista, onde nasceu, que acontecerá no próximo domingo (17)
José Edinelson Santana (PL), relembrou algumas indicações suas que foram atendidas, como o calçamento que será inaugurado no próximo sábado no povoado Caatinga Redonda. A indicação para a construção de uma praça no mesmo povoado, a qual já foi confirmada pelo líder do prefeito que será atendida. Também falou de sua indicação para o horário de atendimento estendido da Clínica Nossa Senhora da Boa Hora, na sede do município, a construção de um novo cemitério, entre outras.
Médice Santos Andrade (PSD), além de agradecer e parabenizar o trabalho realizado pela gestão e de todos que compõem a Câmara Municipal, também justificou seus Projetos de Decreto Legislativo que constavam em pauta. Médice disse ter colocado o título de cidadão para Paulo Messias, conhecido como escovinha, por todos os relatos que ouviu de seu pai, que trabalhou com ele no circo e por tudo que ele fez por Campo do Brito, levando a alegria por todos os lugares. Gilton Garcia, filho do ex-governador Luiz Garcia, mora na cidade há mais de trinta anos, cuida da fazenda Bela Vista, gerando, segundo o vereador, emprego e desenvolvimento para o município. Damião Cunha é casado com sua prima e foi policial militar nos anos de 2018 e 2019, nas palavras do parlamentar “prestou muito serviço aqui, trazendo segurança para a população”. Por fim, ele afirmou que Wagner, seu amigo e esposo da secretária de educação municipal, Perla Nelly, que reside há nove anos em terras britense, também merece ser homenageado com um título de cidadão pelos relevantes serviços prestados ao lado da esposa.
Para conferir as falas completas e a sessão ordinária na íntegra, basta acessar nosso canal no YouTube.
9ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Logo após a Sessão Ordinária, deu-se início à Extraordinária para a votação dos projetos que passaram para segunda votação e redação final. Foram eles:
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 26/2023, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao senhor Paulo Messias Santos, de autoria do vereador Médici Santos Andrade (PSD). Aprovado por maioria simples. Tendo o voto contrário do vereador José Adeilson de Jesus (PP)
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 27/2023, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense à Sra. Aline dos Santos Santana, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL). Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
-
Projeto de Decreto Legislativo N°29/2023,Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao Doutor José Gilton Pinto Garcia e dá outras providências, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD). Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
-
Projeto de Decreto Legislativo N°30/2023, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao senhor Damião Cunha Costa e dá outras providências de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD). Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 31/2023, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao senhor Wagner Gois Corrêa e dá outras providências, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD). Aprovado por maioria simples, tendo o voto contrário do vereador João Batista Santos (PL).
Para votação única estiveram as moções; Moção de Congratulação N° 80/2023 pela passagem do aniversário do vereador Genilson da Silva Menezes, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD) e Moção de Congratulação N° 81/2023 pela passagem do aniversário de Luiz da Silveira Andrade, de autoria do vereador Allisérgio dos Santos Andrade (PL). Ambas aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes.
A sessão pode ser conferida na íntegra através do nosso canal no YouTube.