Na última quinta-feira, as Sessões Legislativas foram retomadas na Câmara Municipal de Campo do Brito. A primeira Sessão do ano foi marcada por uma visita do representando do Poder Executivo Municipal, uma mensagem do Presidente da Casa e debates acalorados.
Constaram em pauta para leitura e discussão as seguintes matérias:
- Moção de Congratulação N°01/2024, pelo aniversário do senhor Josivaldo Tavares, mais conhecido como Louro da Coopertalse, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD);
- Moção de Pesar N°02/2024, pelo falecimento da senhora Lisandra Pereira, mais conhecida como Lisandra da Lotérica, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
- Moção de Congratulação N°03/2024, pelo aniversário da Secretária de Saúde, Íris Alves de Oliveira Souza, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD);
- Indicação Legislativa N°01/2024, solicitando ao Poder Executivo a possibilidade da inserção do uso de Jet Ski para facilitar e agilizar no resgate aquático, quando necessário, nas regiões da Barragem de Campo do Brito, de adutora do vereador José Adeilson Santos de Jesus (PP).
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão os vereadores, Allisérgio dos Santos Andrade (PL) Edivaldo Leite Fontes (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), João Batista Santos (PL), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Reginaldo Andrade Passos (PL), Thompson José Reis Silva (PSD) e as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD) e Jusileide Oliveira Dias (PP).
MENSAGEM DE BOAS VINDAS
Antes de dar início ao grande expediente, o presidente da Casa Legislativa, Médice Santos Andrade (PSD), convidou o Secretário de Comunicação, Silas Brito, que estava representando o Poder Executivo, para ler a tradicional mensagem de boas-vindas da volta aos trabalhos no plenário. O Secretário agradeceu a parceria entre os dois poderes e destacou as principais ações e conquistas alcançadas durante o ano de 2023. Entre elas, as leis que garantem prioridade no atendimento a pessoas portadoras de autismo e fibromialgia, o programa Saúde Itinerante, o ‘Castrapet’, reformas em prédios e espaços públicos da saúde e da educação, inauguração de pavimentação em ruas dos povoados e a desativação do lixão na Serra de José. Por fim, ele destacou o papel que ambos os poderes devem exercer de pensar no bem-estar da população. “Neste ano de 2024 contamos com a inconteste contribuição desta Casa de Leis para continuar melhorando a qualidade de vida da nossa cidade quer seja aprovando de forma célere, madura e consciente os projetos de interesse social encaminhados pelo poder executivo ou encaminhando de outra forma requerimentos, indicações, visando a resolução de demandas na nossa sociedade.”
A mensagem completa pode ser conferida em nosso canal no YouTube.
GRANDE EXPEDIENTE
Médice Santos Andrade (PSD), dando início ao uso da tribuna, o vereador desejou boas-vindas aos vereadores e vereadoras, funcionários e as pessoas que acompanham os trabalhos. Reafirmou seu compromisso com a população e com os colegas parlamentares enquanto vereador e presidente da Casa, dizendo que está sempre a disposição e aberto ao diálogo. Médice também pediu que os parlamentares façam discursos respeitosos e que tenham como base temas que contribuam com desenvolvimento do município e bem-estar da população. “Vamos tratar o próximo como nós gostamos de ser tratado para que tenhamos uma Casa transparente, de respeito para com o cidadão britense e para com os pré-candidatos. (...) E também evitar, nobres colegas vereadores, eu quero aqui pedir a todos [para evitar] discursos que não leva a lugar nenhum no desenvolvimento do nosso município. (...) Isso é importante eu como presidente frisar e chamar a atenção dos colegas vereadores porque eu estou à frente da casa e eu tô aqui representando vossas excelências e vossas excelências estão representando o povo de Campo do Brito como eu também estou.”, enfatizou. O vereador também comentou sobre a moção de pesar de sua autoria. Se solidarizou com os familiares de Lisandra da lotérica, relembrou o trabalho e simpatia da amiga que faleceu precocemente no início desta semana.
José Adeilson Santos de Jesus (PP), ressaltou que mesmo com o recesso dos trabalhos no plenário o trabalho do vereador não para. Ele contou que durante esse período continuou visitando a população para saber de suas necessidades e foi a Brasília conversar e reafirmar situações com o senador Laércio Oliveira (PP). Comentou as moções em pauta e explicou a importância de sua indicação legislativa. Citando o colega vereador Genilson Menezes que sempre diz que apesar do vereador não ter poder executar, ele pode observar as necessidades, ter a ideia e apresentar essa necessidade como uma indicação legislativa ao poder executivo que irá analisar e avaliar a possibilidade da execução. Sendo assim, Adeilson disse que observou durante o carnaval como o uso de Jet Skis poderiam contribuir nos resgates aquáticos na Barragem em nosso município. “Eu estava numa chácara vizinha [a barragem] e aí fui fazer uma visita lá e aí vi de perto uma ferramenta importante para que o nosso Campo do Brito possa adquirir e ter na nossa barragem não só agora no feriado de Carnaval, mas, que sempre tenham lá final de semana feriado porque vai dar condições melhores para nossos profissionais salva-vidas por ter agilidade para salvar, caso venha acontecer um afogamento na nossa barragem.”, sugeriu o vereador que falou também sobre a necessidade de uma limpeza no local.
Thompson José Reis Silva (PSD), também falou sobre o retorno aos trabalhos, agradecendo a todos que contribuíram direta ou indiretamente por sua passagem por ali. O parlamentar parabenizou as informações apresentadas pelo Secretário de Comunicação, parabenizando as ações implementadas e a transparência com os britenses. “(...) É importante a sociedade realmente ter conhecimento e nós queremos parabenizá-lo pelas novidades. Projetos novos que vieram para o engrandecimento do nosso município e para o bem-estar do nosso povo.” Thompson relembrou que a lei da carteirinha para o atendimento preferencial de portadores de fibromialgia foi um projeto de sua autoria e teceu comentários sobre as ações citadas pelo Secretário de Comunicação.
José Edinelson Santana (PL), comentou sobre as matérias em pauta e disse que os moradores do bairro Abílio José da Cruz, conhecido como Mutirão, estão ansiosos pela construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) na localidade, informação confirmada por Silas durante sua fala na tribuna. Salientou que a futura construção foi uma indicação legislativa de sua autoria. Edinelson prosseguiu sua fala fazendo algumas cobranças, sobre os buracos na rua da entrada, a necessidade de uma limpeza no mesmo bairro já citado e problemas em outras ruas da cidade. Relembrou também suas indicações não atendidas como a pintura e sinalização de placas e lombadas e, por fim, uma revitalização da praça da igreja matriz.
Reginaldo Andrade Passos (PL), como todos, também comentou o início do ano legislativo e opinou que não concorda com o uso da tribuna para elogiar políticos. Ao mencionar o prefeito, Rege disse ser preciso lembrar que o gestor está trabalhando e é pago para isso, que é sua obrigação administrar o dinheiro publico e investir os recursos que chegam do Governo Federal. Salientou que todos os recursos sempre devem ser aplicados em prol do povo britense e desenvolvimento da cidade e não concorda com quem. “Fulano fez isso, fulano fez aquilo’ saiba se pronunciar, ele aplicou os recursos que veio pro município a bem do povo e não dizer que fulano e ciclano fizeram nada (...). Ele, apenas, tá gerenciando o dinheiro que é nosso e tem que ser feito, tem que ser feito e é obrigação.”, opinou o vereador. Ele também relatou as más condições das estradas que levam para alguns povoados e de ruas paralelas que dão acesso à entrada da cidade.
João Batista Santos (PL), reconheceu a importância da visita do representando do executivo para falar sobre tudo o que foi realizado no município, mas, segundo ele, há muita coisa na gestão que deixa a desejar. Santos usou a saúde como exemplo, de acordo com ele, não há suporte para os portadores de autismo ou para seus responsáveis. “Quero quem os senhores vão lá e procure lá funcionária que não tem culpa, quem tem culpa é o gestor que eu venho aqui cobrando diariamente direto e os senhores aqui que fizeram projetos que se somaram com todos sobre a questão do autismo, eu quero que vá lá saber como tá o descaso para com essas crianças que precisam de acompanhamento tanto para descobrir a doença quanto depois que descobrem para ter o acompanhamento. (...) Porque as mães chegam lá, e a funcionária não tem culpa, diz ‘Olha a fila aqui tá enorme’. Eu não sei o que fazer tanto para Psicólogo, quanto para fono quanto para terapia, ocupacional.”. O vereador também disse que a fila da fisioterapia, seja para idosos ou reabilitação de doenças, é grande. Sobre os povoados, ele salientou a necessidade de algumas melhorias, como, por exemplo, sinalizações de trânsito.
Genilson da Silva Menezes (PP), pediu para os colegas parlamentares fazerem suas cobranças com mais respeito e cautela em suas palavras. Comentou sobre os programas e obras realizados no município, dando como exemplo o povoado Terra Vermelha, que de acordo com ele está passando por uma transformação. Afirmou que o prefeito já fez muito e ainda fará mais pelo município.
Alguns discursos se deram de forma exaltada e durante a explicação pessoal os debates ganharam mais intensidade. Levando o presidente da Casa a encerrar a sessão. Médice já havia advertido aos colegas, reforçando em sua fala da presente sessão, para que houvesse respeito entre os debates e caso contrario daria o encontro por encerrado. Deixando claro que isso valeria para todos, independente de situação ou oposição.
Para conferir os discursos e a sessão na íntegra é só acessar nosso canal no YouTube, clicando aqui. Você também pode se inscrever no canal e ativar as notificações para receber um lembrete das transmissões.