Foi realizada na última terça-feira, 27, a 04ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito. Esteve em pauta para leitura e discussão:
-
Projeto de Lei N° 01/2024, dispõe sobre a atualização salarial dos servidores dos cargos de provimento efetivo e em comissão da Câmara Municipal de Campo do Brito e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora;
-
Projeto de Lei N° 02/2024, fixa os subsídios mensais dos agentes políticos do Município de Campo do Brito/Se para a legislatura 2025/2028 e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora;
-
Moção de Congratulação N°09/2024, pelo aniversário da 1ª Secretária Maria Valdilece Souza Almeida, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL);
-
Moção de Congratulação N°10/2024, pelo aniversário do Sr. Pedro Evangelista dos Passos, pai do vereador Reginaldo Andrade Passos, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL);
-
Moção de Congratulação N°11/2024, pelo aniversário da Secretária de Esporte,
-
Cultura e Lazer Ana Karla Santos Passos, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD)
Para segunda votação e redação final esteve o Projeto de Decreto Legislativo N°01/2024, que concede Título de Cidadão Britense, ao senhor Francisco Pereira Leite Neto em reconhecimento pelos bons e relevantes serviços sociais prestados a este município, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD).
E em votação única, Moção de Congratulação N°08/2024 pelo aniversário do Sr. Antônio de Almeida Meneses Júnior, conhecido como Júnior de Tonho Lourinho, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes.
VEREADORES PRESENTES
-
Edivaldo Leite Fontes (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
João Batista Santos (PL)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
GRANDE EXPEDIENTE
Reginaldo Andrade Passos (PL), disse que há uma parte mais baixa no asfalto na rua conhecida antigamente como rua de João de Graziele, que segundo ele, vem causando transtorno aos moradores. Pois, quando chove, a água entra nas casas mais baixas. Também cobrou novamente a limpeza da caixa d’água do povoado Boa Vista que segundo ele, os moradores disseram estar com um mal cheio.
José Edinelson Santana (PL), começou pedindo apoio aos colegas para as suas moções em pauta. Pediu para ser resolvido o problema de uma poça no caminho do povoado Gameleira, depois da casa de farinha, no sentido do povoado Cercado, que segundo ele, vem dificultando a passagem pelo local. Falou sobre a necessidade de se colocar material em alguns trechos das estradas de chão que estão em más condições e sobre alguns calçamentos novos que já afundaram e precisam de manutenção. Por fim, pediu que seja feita uma limpeza dos entulhos e restos de materiais que sobram ao terminar as pavimentações.
José Adeilson de Jesus (PP), agradeceu ao presidente da Casa, Médice Santos Andrade (PSD), pela oportunidade de participar de um congresso no último final de semana, enfatizado a necessidade dos parlamentares, e todos os profissionais de modo, de buscar conhecimento. Esclareceu ao colega vereador Reginaldo que já conversou com o Zé da Cohidro, pois recebeu a mesma reclamação do povoado Boa Vista. Segundo ele, o mesmo lhe disse não ter encontrado nenhuma sujeira na caixa d’água ou qualquer coisa que justificasse o mau cheiro. Mesmo assim, Adeilson sugeriu que seja feita uma revisão em todas as caixas d’água.“Não só lá, mas em todos os locais que forneçam água para a população. Nós que temos nossas caixas em casa, nosso reservatório de água, fazemos sempre o que uma revisão, sempre uma limpeza. (...) É importante não só na Boa Vista, Serra das Minas, Garangau, Tapera, Gameleira, Cercado, Muginga, tem caixas muito antigas que às vezes tem muito tempo que fez uma manutenção.” Por fim, o vereador pediu paciência aos moradores dos povoados em relação às melhorias, pois de acordo com ele, muitos cobram quando veem outros povoados contemplados e acham que as melhorias não chegarão ali, a exemplo da pavimentação. Ele garantiu que será feita a pavimentação do povoado do Iraque e em outras localidades, mas, que tudo leva tempo para ser feito, sobretudo obras públicas.
Thompson José Reis Silva (PSD), pediu apoio aos colegas para suas moções em pauta. O vereador usou seu tempo para informar sobre a volta do agendamento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, que acontece toda segunda e quinta-feria a partir das 12h, de forma online. Ele informou ainda que as vagas são disponibilizadas pela Secretária de Segurança Pública (SSP) e é preciso levar a seguinte documentação, certidão de nascimento ou casamento original, carteira de identidade antiga, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, carteira de habilitação, cartão do SUS, reservista, título de eleitor e exame de tipagem sanguínea com fatos RH. Thompson também elogiou a Secretaria de Saúde pela realização de mais uma edição do programa “Saúde Itinerante”.
João Batista Santos (PL), iniciou sua fala anunciando a emenda enviada pelo deputado federal Ícaro de Valmir (PL), para a compra de uma ambulância de grande porte. Disse que recebeu uma cobrança dos moradores de Terra Vermelha sobre a coleta de lixo. Segundo ele, o carro não está subindo, nem recolhendo o lixo, nas ruas que foram pavimentadas recentemente. Santos também alertou as pessoas sobre o prazo de tirar ou regularizar o título de eleitor que vai até o dia 8 de maio. Por fim, o vereador disse estar chocado com uma nota divulgada pelo presidente do Hospital de Amor (HA), Henrique Prata, sobre as dificuldades enfrentadas com Governador do Estado, Fábio Mitidieri, em obter a assinatura autorizando o funcionamento do hospital. “Tantas pessoas na fila para fazer o tratamento, tantas pessoas precisando fazer exame, nós que somos vereadores, que às vezes é chamado para intervir com essas pessoas que necessitam desse tratamento e a gente hoje se depara com uma nota dessa aí nacionalmente. Uma bomba para o nosso Estado e para a saúde do estado de Sergipe. Eu jamais poderia deixar de falar aqui e dizer que isso está errado, que as pessoas que estão na fila aí para fazer tratamento, outras para se operar, não vão esperar.”. João Batista contou que, o governador estaria se recusando a “dar a rubrica e a referência” para um hospital particular devido ao Hospital Estadual para o tratamento do câncer que ficará pronto dentro de dois anos. Ainda conforme o vereador, Henrique Prata expôs a situação diretamente ao presidente da república que permitiu o funcionamento. “(...) O Governo do Estado dizer que não tem interesse porque daqui a dois anos o hospital, que começou lá em 2016, vai ser inaugurado daqui a dois anos. E um tá pronto e não pode tá atendendo porque o governador não quis dar a referência, assinar a rubrica. Entendo a justificativa do governo. Mas, Henrique Prata, que tem conhecimento, é um homem renomado na área da saúde em todo o país, foi há quinze dias em uma audiência com o presidente [Luís Inácio] Lula e ele disse: ‘quem tem que dar a rubrica, a referência, é o Governo do Estado e ele não quer. Então, você abra o hospital que vai ser o primeiro interestadual’.” expôs Santos.
Edivaldo Leite Fontes (PSD), também demonstrou-se indignado com a situação exposta na mídia sobre o Hospital de Amor, concordando com o pronunciamento do colega. “Só sabe o que é a situação que passa a pessoa com essa doença, é quem está no dia a dia levando as pessoas para os hospitais. Eu já tive lá, levei até uma pessoa para o hospital, um atendimento que é lá, uma coisa extraordinária, está de parabéns. E o governador vai e faz uma coisa dessas. Hoje o assessor do secretário de saúde deu entrevista na rádio de Itabaiana, dizendo que é por questão de cota. Porque o governo tem uma cota, que todo Estado tem uma cota do [Sistema Único de Saúde] SUS. Mas aí, como vai ficar com essa cota com o hospital naquela situação, um hospital que está com vinte anos para ser construído e até agora não construiu, quem é que vai garantir que daqui a um ano e meio ou dois esse hospital vai ser terminado?”, questionou Edivaldo, afirmando em seguida que quem está doente não espera. O parlamentar respondeu ainda a uma insinuação de um colega de que ele não fazia cobranças. Rebateu dizendo que usa a tribuna apenas quando tem assuntos importantes para falar e leva constantemente as demandas da população aos secretários, afirmando que cabe a gestão resolver os problemas, não a ele.
Genilson da Silva Menezes (PP), desculpou-se com os moradores da Tapera da Serra por não poder estar presente na edição do programa Saúde Itinerante, realizado terça-feira,27, pela manhã no povoado. Ressaltou a importância do programa em levar atendimento básico de saúde e a realização de alguns exames aos povoados. Em relação às estradas, disse que o secretário de obras faz sua parte, porém, a realidade é que o trabalho nunca acaba. “Você realiza uma área, outra já tá precisando. Resolve uma coisa hoje, outra precisa, sucessivamente a gente vai resolvendo e atendendo a nossa população na medida do possível.”
Sobre a fala dos colegas em relação ao HA, afirmou que não comentaria o fato por não ter conhecimento de caso, mas que ficaria muito triste com a confirmação de que o governador que teve seu voto estaria “travando o funcionamento de um hospital”.
O vereador João Batista Santos pediu aparte para deixar claro que a fala em questão, e tudo o que informou, é baseado no que Henrique Prata, diretor do hospital, disse e não Fabio Mitidieri.
Confira as falas na íntegra acessando nosso canal no YouTube.