Na última terça-feira, 05, foi realizada a 06ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito. Estiveram em pauta para leitura e discussão:
-
Indicação Legislativa N°04/2024, solicitando ao Poder Executivo a construção de uma quadra poliesportiva no Bairro Maiame, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes (PP);
-
Indicação Legislativa N°05/2024, solicitando ao Poder Executivo a construção de uma Unidade de Saúde no Bairro Maiame, município de Campo do Brito, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes (PP);
-
Carta de Renúncia de Mandato, Carta de renúncia expressa de mandato do Vereador Alissérgio dos Santos Andrade, de autoria do vereador Alissérgio dos Santos Andrade (PL)
Não houve matérias para primeira votação.
Para segunda votação e redação final estiveram:
-
Projeto de Lei N° 01/2024, dispõe sobre a atualização salarial dos servidores dos cargos de provimento efetivo e em comissão da Câmara Municipal de Campo do Brito e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora;
-
Projeto de Lei N° 02/2024, fixa os subsídios mensais dos agentes políticos do Município de Campo do Brito/Se para a legislatura 2025/2028 e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora.
Para votação única:
-
Moção de Congratulação N°12/2024, pelo aniversário da senhora Anita Maria da Costa Almeida Andrade, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
VEREADORES PRESENTES
-
Edivaldo Leite Fontes (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
João Batista Santos (PL)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
GRANDE EXPEDIENTE
Reginaldo Andrade Passos (PL)
Pediu para que o líder do prefeito na Câmara, Genilson da Silva Menezes, verifique e tome providências sobre duas reclamações que recebeu. Sobre o ar condicionado no consultório odontológico no povoado Serra das Minas, que está impossibilitado o atendimento à população. Sobre a necessidade de acompanhamento em sala de aula para alunos com deficiência e a falta de fardamento para os alunos do povoado Garangau.
O vereador encerrou sua fala comentando as últimas movimentações políticas que ocorreram na cidade, bem como a renúncia do colega Allisérgio.
José Edinelson Santana (PL), iniciou contando sobre sua visita ao Hospital de Amor (HA), no município de Lagarto. O vereador disse que ficou impressionado com o porte do hospital mas, demonstrou-se decepcionado por seu funcionamento estar sendo dificultado, de acordo com o que ouviu dos funcionários, por questões políticas. “O governador parece que ele tá misturando as coisas, envolvendo a política com a saúde. Porque não existe um negócio daquele. Uma obra daquela, o governador era o primeiro a sair na frente na hora que começaram a construir o hospital, dizer ‘vou dar todo o incentivo a esse hospital aqui da cidade de Lagarto, região aqui quase perto de Campo do Brito. Aí ontem o funcionário passou pra mim que o secretário de saúde foi lá magar, debochar da cara do diretor do hospital. Isso é o fim do mundo! Governador, conte quantas pessoas estão sofrendo com essa doença incurável, precisando urgentemente de tratamento, precisando de um acompanhamento médico.”
Edinelson também falou sobre a emenda que o deputado federal Ícaro de Valmir (PL) enviou para o município e sobre as articulações políticas que aconteceram na cidade.
José Adeilson de Jesus (PP), iniciou falando sobre o evento promovido por seu líder político, o senador Laércio Oliveira (PP), para filiados do partido Progressistas. O vereador observou como o partido vem crescendo e questionado pelo colega Reginaldo, reafirmou seu compromisso com a bancada da situação, o partido e o povo que o elegeu. Em seguida, Adeilson chamou atenção para a necessidade “dos políticos deixar as brigas de lado e investir mais em esporte”. Dando como exemplo a representação do município, com o Brito Bike Club (BBC), no campeonato sergipano MTB XCM, que rendeu o pódio para dois ciclistas britenses.
João Batista Santos(PL), pediu para que o líder do prefeito analisasse o porque a obra do povoado Terra Vermelha, que seria entregue no final desse mês, está parada. Ele também aproveitou para esclarecer a questão do calçamento, também do povoado Terra Vermelha. Santos disse que é necessário explicar de maneira correta para que a população entenda que quando uma indicação é feita e atendida pelo prefeito, nem sempre a quantidade de material, ou emenda, que vem é suficiente para a obra completa. Nesse caso da pavimentação de determinado trecho do povoado. “Ás vezes quando sai a obra, às vezes não sai a quantidade de metros que necessita que tá projetado. Às vezes precisa de 5, 6 mil metros, sai quatro. E as pessoas ficam na expectativa. E o que é que o vereador tem que fazer? Falar a verdade. O Vereador não tem que dizer que vai calçar aonde não tá projetado, onde não tá na planilha”.
Santos também comentou as últimas movimentações políticas que ocorreram na cidade.
Genilson da Silva Menezes (PP), agradeceu aos colegas pelo apoio a suas indicações e prometeu aos colegas parlamentares que irá se inteirar sobre as reivindicações feitas para trazer respostas concretas na próxima sessão. Sobre a pavimentação do povoado Terra vermelha, disse que o governador mandou 4 mil metros quadrados em paralelepípedos mas, não foi suficiente para calçar toda a área desejada que ficará para uma próxima oportunidade.
Genilson também parabenizou o trabalho desenvolvido pelos secretários municipais, citando uma decisão judicial em favor de alguns deles que tiveram seus nomes atrelados a uma matéria difamatória divulgada em um portal recentemente. Ele destacou que a justiça sempre é feita e que a internet não é uma terra sem leis.
Médice Santos Andrade (PSD), utilizou a tribuna para comentar a renúncia do vereador Allisérgio dos Santos Andrade (PL). Ele expressou seu respeito em todas as decisões do colega e agradeceu aos serviços prestados durante sua legislatura.
O vereador e presidente da Casa, também anunciou a convocação do primeiro suplente, Ginaldo de Santana (PL), conhecido como Miúdo da ração, que irá assumir o cargo na próxima quinta-feira, 07. Por fim, Médice também comentou as últimas articulações políticas no município.
Confira os discursos na íntegra em nosso canal do YouTube.