Foi realizada ontem, 02, na Câmara Municipal de Campo do Brito, a 12ª Sessão Ordinária que teve em pauta para leitura e discussão: Moção de Congratulação N°17/2024, pelo aniversário do assessor parlamentar Pedro Ronaldo de Gois Neto, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL) e Moção de Congratulação N° 18/2024 pelo aniversário da Sr.ᵃ Valdeci Santos Silva, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
Para primeira votação esteve o Projeto de Lei N° 04/2024, que estabelece reajuste ao vencimento dos professores do Município de Campo do Brito–SE, no mesmo patamar do piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica, estabelecido conforme determinação do artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008, e dá outras providências, de autoria do Poder Executivo. Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, seguindo para a segunda votação e redação final.
VEREADORES PRESENTES
-
Antônio Carlos Gois Almeida (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
Ginaldo de Santana (PL)
-
João Batista Santos (PL)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
TRIBUNA LIVRE
Recebemos a professora Edineuza Batista para fazer o uso da Tribuna falando do “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”.Edineuza é professora há 26 anos e a seis trabalha com crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em suas palavras ela dividiu um pouco de seu conhecimento, do seu dia a dia e, sobretudo, do seu amor pelas crianças e por sua profissão. Nos mostrando através de sua própria trajetória profissional que para que inclusão e respeito saiam do papel haverá momentos em precisaremos voltar a ser alunos.
Além disso, a professora evidenciou algo que muitas vezes passa despercebido. A necessidade de cuidar das mães, cuidadores e familiares, dos pequenos. Para conferir a falar completa você pode acessar o vídeo da Sessão em nosso canal no YouTube
GRANDE EXPEDIENTE
Todos os vereadores que usaram a tribuna elogiaram a fala da professora e falaram brevemente sobre autismo.
Thompson José Reis Silva (PSD), comentou sobre o 02 de abril, onde comemoramos o dia mundial e municipal de conscientização sobre o Autismo. Ele relembrou os projetos de sua autoria que passaram pela Casa e a entrega das carteirinhas que priorizam o antedimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nosso município, realizada no mês passado. Ainda sobre o mesmo tema, o vereador convidou para uma roda de conversa sobre o “Abril Azul” que irá acontecer na Escola Municipal Padre Freire de Menezes na próxima quinta-feira, 04, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretária Municipal de Assistência Social. Após uma mãe que assistia à sessão do auditório se manifestar sobre a realidade que enfrenta com seu filho com TEA o vereador reconheceu que ainda é necessário dar passos mais largos na assistência das pessoas com essa condição. E frisou que a carteirinha não irá resolver tudo, mas que já é uma forma de identificar e agilizar o atendimento para essas pessoas.
Ginaldo de Santana (PL), destacou a importância do carinho e atenção das mães e professoras de crianças com TEA. O vereador também concordou com a mãe que se manifestou no auditório, alegando que só quem convive com crianças com essa condição sabe o que passa e que, nas palavras dele, “não é cem por cento a atenção dada pelo poder publico.”. Por fim, reivindicou ao líder do prefeito para resolver a situação do matagal no bairro Mutirão.
Antônio Carlos Gois Almeida (PP), iniciou seu discurso agradecendo a atenção e o respeito que os colegas tiveram com ele em sua ausência. Em seguida, comentou sobre o projeto de sua autoria, citado pelo colega Thompson. Ele falou sobre o processo necessário para a implantação da carteirinha para pessoas com TEA, frisando que é o mínimo que todos podem fazer enquanto parlamentares visando cuidar da população e reconheceu que ainda há muito o que fazer, mas que, como gestão, estão “caminhando para errar menos”. Antônio Carlos também contou sobre os desafios e trabalhos realizados enquanto esteve a frente da Secretaria Municipal de Obras. Segundo ele, não poderia ter assumido a pasta e não atender suas próprias indicações e as reivindicações por melhorias dos colegas. Entre as pedidos solucionados estiveram, a rampa de acessibilidade do posto médico, o ponto de ônibus no bairro treze, um poço artesiano para a comunidade da Caatinga e a construção de quebra molas no povoado Garangau e outras localidades.
João Batista Santos (PL), aproveitou o Dia de Conscientização sobre o Autismo para, e suas palavras, “relatar” o que vem acontecendo no município. Deixou claro não querer entrar em confronto com os colegas, mas apresentar sua visão dos fatos. De acordo com Santos, faltam profissionais para dar assistência as pessoas com TEA no município e não é a primeira vez que ele reclama sobre isso. “Quando eu falo a falta de profissionais é o que a mãe aí falou. Falta o neuro, falta o psicologo, falta o TO, e falto o fono. Isso é fato, porque eu cobrei aqui em fevereiro quando a gente retornou os trabalhos e cobrei no ano passado. Porque tem pessoas que tem autismo, que foi descoberto, porque é como diz, não é que a doença tá na moda, é que agora começou a ciência a descobrir, a dar assistência a essas pessoas e antigamente não tinha”., afirmou o vereador que prosseguiu dando o exemplo de uma criança que não consegue ter acompanhamento regular dos profissionais necessários.
Reginaldo Andrade Passos (PL), concordou com o discurso do colega João Batista. Dizendo que o município deixa a desejar a respeito da assistência a pessoa com TEA. Também chamou a atenção das pessoas que fizeram o concurso público municipal cobrem pela homologação e posteriormente a convocação dos aprovados e excedentes, caso haja necessidade de profissionais a mais. Finalizou pedindo para passar a máquina na estrada que leva a Barragem/ Tapera da Serra, para podar as árvores do povoado Garangau.
José Edinelson Santana (PL), parabenizou o trabalho desenvolvido pelo colega Antônio Carlos enquanto estava como Secretário de Obras, dizendo que as estradas vicinais melhoraram 60% nesse período. Em seguida, Edinelson falou sobre uma cobrança sua que ainda não foi atendida, em relação às entradas que dão acesso ao Mutirão. Antônio Carlos pediu aparte e esclareceu que ao sair da pasta já deixou feita a licitação para que os reparos da localidade sejam realizados. Por fim, reforçou outra indicação sua não atendida, pedindo apoio dos colegas, para que a Clínica Municipal de Saúde funcione 24 horas.
Genilson da Silva Menezes (PP), contestou as reclamações dos colegas dizendo que o autismo é um problema de todo o país e sugeriu cobrar ais recursos do Governo Federal para investir mais em políticas públicas no município. “Autismo é um problema do Brasil inteiro e a gente tem que cobrar do Governo Federal mais recursos para os municípios brasileiros porque o autismo está crescendo diariamente todos os meses. (...) Vamos nos somar e vamos procurar melhorias cada vez mais para essa categoria, para essas crianças, para essas mães que tem seus filhos com autismo.”. Genilson disse também que o único profissional que esta faltando é o Terapeuta Ocupacional. Sobre a indicação de Edinelson para o funcionamento 24h da Clínica de Saúde, disse que o horário de funcionamento já foi estendido e ele ainda não agradeceu.
Para conferir as falas completas acesse nosso canal no YouTube.