A 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito foi realizada na última terça-feira, 09, estiveram na pauta:
Indicação Legislativa N° 07/2024, solicitando ao poder executivo a construção de duas academias do povo, uma na Praça Matriz do Município e a outra atrás do Ginásio de Esportes, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes (PP); Indicação Legislativa N° 08/202, solicitando ao poder executivo a denominação do trevo da tapera de São Domingos até a lanchonete da praça, no Povoado Cercado, seja oficialmente denominada como "Rua Reinado dos Santos (Timaia)", de autoria da vereadora Maria Valdilece Sousa Almeida (PSD).
Não houve matérias para votação.
VEREADORES PRESENTES
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
Ginaldo de Santana (PL)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
TRIBUNA LIVRE
A coordenadora da capela do Bairro Muginga, Jusilene Cunha, usou a tribuna na sessão de ontem, 09, para falar da campanha “Doe uma telha”.
Segundo ela, é um sonho da comunidade a conclusão da capela. E o telhado, pelo valor, é a parte da obra em que enfrentam mais dificuldades. Os interessados em ajudar podem procurar a coordenadora.
GRANDE EXPEDIENTE
Thompson José Reis Silva (PSD), parabenizou o senador Laércio Oliveira (PP) pelo trabalho e o carinho que tem com Campo do Brito. E segundo o vereador, durante o ato de filiação ocorrido no último sábado, Laércio se comprometeu a enviar verba para asfaltar o caminho da Barragem. “(...) está mostrando que enquanto Senador não tem esquecido da nossa querida cidade. Já mandou recurso, inclusive o Muginga ali foi um recurso do senador Laércio Oliveira. O Iraque está sendo calçado, um recurso do senador Laércio Oliveira. E ali ele prometeu estar mandando aproximadamente, vai aí de 7 a 8,9, milhões em recurso para estar assim asfaltando. Não é nem calçamento, é asfalto, terraplanagem. Algo que é lindo de encher os olhos para estar assim mexendo realmente com turismo na nossa querida cidade que é o asfalto até a barragem". Thompson finalizou falando sobre a distribuição de sementes de milho para os agricultores do município que acontecerá nesta quinta-feira, 11, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura.
José Adeilson de Jesus (PP), falou com satisfação sobre o anúncio do senador de enviar verba para o asfalto da Barragem. Ele, que nasceu no povoado Serra das Minas e já trabalhou em estabelecimentos da localidade, lembrou que já havia feito este pedido duas vezes, pensando em fortalecer o turismo na região. “Do nada ele se manifestou, porque ele é um cara que pensa grande, ele sabe o potencial do nosso turismo hoje em Campo do Brito que é a barragem de Campo do Brito. E aí naquele momento ele se colocou à disposição em correr atrás e em resolver. Em trazer uma emenda para que seja asfaltado de Campo do Brito a barragem. E eu acho que quem acompanha as redes sociais e quem acompanha aqui a sessão deve lembrar que no dia 14 de dezembro de 2021, quando eu tive a oportunidade de ir a Brasília eu levei um ofício e entreguei na mão, que no tempo era deputado federal, Laércio Oliveira, e pedi que ele analisasse com carinho e mandasse uma emenda para que fosse asfaltado da nossa cidade até a barragem, porque ali era um ponto turístico. Mexe com a nossa economia, ali gera emprego, ali tem muitos pais de família que vai para ali e trazem para suas casas o pão de cada dia para seus filhos.”, relatou. Ele disse ainda que em janeiro deste ano esteve novamente no Distrito Federal e reforçou o pedido a Laércio, agora senador, por isso recebeu a notícia com surpresa e muita alegria. Adeilson falou também sobre os eventos que participou no último final de semana, entre eles uma roda de capoeira. Salientando a importância do projeto de sua amiga conhecida como Borboleta. Por fim, apresentou uma reclamação que recebeu dos moradores do povoado Sariema que estão sem água.
Ginaldo de Santana (PL), manifestou sua insatisfação com um serviço realizado pela secretária de obras. De acordo com ele, as principais melhorias no caminho que desce para o bairro Muginga, entrando em Nadinho, não foram feitas. Ginaldo disse que recebeu fotos e telefonemas da população que não pode sair de casa devido ao esgoto. O vereador Thompson pediu aparte e esclareceu que a obra da localidade ainda não foi finalizada e os problemas serão resolvidos.
José Edinelson Santana (PL), se dirigiu a comunidade do bairro Muginga dizendo que vem cobrando que seja resolvido o problema da água. Reclamou dos quebra molas que ainda não foram sinalizados com pintura e da piçarra do povoado Pilambe. Edinelson relatou que o trecho, de difícil passagem nos períodos de chuva, continua do mesmo jeito. Sobre as matérias em pauta, comentou ser de grande importância a indicação da vereadora Maria Valdilece. Já que Timaia era muito conhecido e queridos por todos, achou justa a homenagem.
Genilson da Silva Menezes (PP), justificou a importância da indicação de sua autoria. Segundo ele, o modelo de academia do povo que sugeriu já é adotado por outros municípios e seria uma forma de estimular as pessoas a praticarem atividade física. “Academia do Povo, ela vem completa de vários aparelhos que hoje existe até nas academias particulares. Vários aparelhos para que o povo pratique a sua atividade física, é importante. Quem quer hoje ter mais um dia de vida, mais qualidade de vida, só procurando do caminho da atividade física. Qualquer coisa que você faça durante o seu dia você tem mais saúde, você tem mais vida, você diminui as filas nas clínicas, nos hospitais. Quem pratica atividade física tem mais vida, tem mais saúde, não tenha dúvida disso. Então eu sou o primeiro em defender essa área porque eu gosto, eu falo porque eu pratico.”. Em relação ao problema da falta de água do Muginga, o parlamentar disse que já conversou com o prefeito e já há solução para o problema. De acordo com ele, o poço existente no local vivia sendo depredado, a bomba roubada e, também por conta da vazão da água, o mesmo não pode ser reativado. Mas, que descendo a rua de Nadinho existe um poço com boa vazão e será colocada uma caixa água com encanação interligada para levar água aos locais necessários.
Confira as falas completas e nosso canal no YouTube.