Foi pauta da 16ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada ontem, terça-feira, 16, para leitura:
-
Projeto de Lei N° 05/2024, dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual referente ao exercício de 2025 e dá providências correlatas, de autoria do Poder Executivo;
-
Moção de Congratulação N° 20/2024, pelo aniversário do deputado federal Ícaro Barbosa Costa, mais conhecido como Ícaro de Valmir, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL);
-
Moção de Pesar N° 21/2024, pelo falecimento do senhor Gerson Batista dos Santos, de autoria do vereador Antônio Carlos Gois Almeida (PP);
-
Indicação Legislativa N° 09/2024, indica e solicita ao chefe do poder executivo que seja denominada a rua “Daniel Santana Fraga”, a rua que se inicia na Capela Santo Antônio e se estende até a residência do Senhor Nado do Pão, no Povoado Cercado, neste município, de autoria da vereadora Maria Valdilece Souza Almeida (PSD);
-
Indicação Legislativa N° 10/2024, indica e solicita ao chefe do poder executivo que seja denominada a rua “JOSEFA ROSA DE JESUS”, a rua que se inicia na residência de Zé de Martins e se estende até a residência do Senhor Arnaldo, no Povoado Cercado, neste município, de autoria da vereadora Maria Valdilece Souza Almeida (PSD).
Em votação única, Moção de Congratulação N° 19/2024, pelo aniversário do pároco Luiz Felipe Lanon, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL). Aprovada por unanimidade dos vereadores presentes.
VEREADORES PRESENTES
-
Antônio Carlos Gois Almeida (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
Ginaldo de Santana (PL)
-
João Batista Santos (PP)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
GRANDE EXPEDIENTE
Thompson José Reis Silva (PSD), parabenizou toda a gestão municipal pela conquista do “Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora”, destacando algumas ações que foram desenvolvidas e que contribuíram para essa conquista. Campo do Brito ficou com o primeiro lugar na categoria “Empreendedorismo na Escola” e segundo lugar na categoria “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. O vereador também rebateu acusações de que seu carro estaria, clandestinamente, fazendo o transporte escolar irregular de crianças. Ele explicou que cedeu, sim, seu o veículo para levar algumas crianças que moram na área rural para a escola na sede do município, mas, que todos estavam cientes disso e que seu carro tem toda a documentação em dia. “Tive a infelicidade em saber nas redes sociais, foi postado um vídeo, alguém chamando meu carro de clandestino. E eu achei isso um absurdo porque eu comprei, paguei e eu não estava fazendo nada escondido. Era a vista de todos. Clandestino é algo que é escondido, algo disfarçado, algo dissimulado e o meu carro, todo mundo sabe, é meu. Tava ali a vista de todos simplesmente servindo aquelas crianças e aquelas mães.”
João Batista Santos (PL), iniciou falando sobre suas indicações para a sinalização de quebra-molas, atendidas pela gestão. Em seguida, o vereador explicou sobre uma denúncia que fez em suas redes sociais a respeito da falta do transporte escolar no povoado Terra Vermelha. “Hora nenhuma quando eu fiz o vídeo eu falei no nome dele, ou no carro dele. Eu cobrei do senhor prefeito que tem crianças especiais, crianças de creche, andando de dois a três quilômetros que é da barra da serra e do lavador andando em carro clandestino, não disse quem colocou, nem nome de carro. Que alguém veio e se acusou, problema, tá ilegal, tá errado, obrigação de transportar aluno é da prefeitura municipal de Campo do Brito, e de qualquer, qualquer município. Porque para isso tem a verba do Governo Federal e tem os carro aí amarelinho.”, o vereador que completou dizendo não importar a quantidade de alunos, o ônibus precisa passar pelo local e levá-los a escola. Ele disse, também, ter tido uma pequena reunião antes do acontecido, com o vereador Thompson e uma das mães e ele se prontificou a resolver o problema. Mas, que resolveu de uma forma que é errada. Além disso, contou que ao perguntar sobre a situação não obteve resposta de quem seria o carro e só após o vídeo o colega parlamentar se manifestou. Ainda segundo João Batista, o diretor André lhe garantiu que o ônibus começará a rodar na próxima semana.
José Adeilson Santos de Jesus (PP), justificou sua ausência na última sessão dizendo que estava com sua filha que só recebeu alta do hospital nesta semana. Ele também falou sobre a felicidade dos moradores do povoado Iraque e ver o sonho da pavimentação da rua se tornando real, parabenizando o prefeito por realente investir as emendas em prol do povo. E deixou o convite para o “Campeonato Brasileiro de MTB Marathon” que acontecerá nos dias 04 e 05 de maio em nosso município, pedindo para quem tiver locais e possa hospedar os atletas que virão de outros locais o avise. Adeilson disse que o objetivo é hospedar o todos, se não o máximo, de visitantes na cidade, pois, isso ajuda a movimentar o comércio.
Reginaldo Andrade Passos (PL), pediu para podar as árvores do povoado Garangau o mais rápido possível, pois realizará uma cavalgada na localidade. O vereador também falou de alguns lugares que visitou e reiterou que todo politico eleito pelo povo tem o direito de realizar as obrigações pago para fazer.
José Edinelson Santana (PL), expôs o problema que alguns alunos de povoados vem enfrentando com transporte estudantil. Conforme o parlamentar, um estudante da rede municipal no período da tarde, que mora no povoado Caatinga Redonda, precisa se deslocar para o povoado Terra Vermelha, pois o ônibus não passa por lá. Já outros dois, estudantes universitários no período da noite, do povoado Terra Vermelha, ao voltarem da universidade são deixados na entrada de outro povoado para pegar um carro com destino a outra localidade e só depois chegam ao seu destino.
Antônio Carlos Góis Almeida (PP), sobre a situação do transporte estudantil das crianças do povoado, disse que sabe que o colega João Batista está fazendo o dever dele de fiscalizar, mas que se o colega Thompson errou “foi tentando acertar”. Sobre os outros ônibus escolares disse que o prefeito já colocou um ônibus extra para atender os estudantes e que estão ali para acertar, mesmo com alguns erros. E que não dá para ofuscar o trabalho que vem sendo realizado só com alguns recortes da realidade. Antônio Carlos também contou que a Companhia De Desenvolvimento Do Vale São Francisco (Codevasf) mandará recursos para a pavimentação do povoado Rodeador, sendo que o processo de licitação será concluído no próximo dia 24.
Genilson da Silva Menezes (PP), justificou sua ausência na última sessão dizendo que estava doente e precisou fazer alguns exames. Também parabenizou a colocação do primeiro e segundo lugar em duas categorias do prêmio Sebrae. “Isso é gratificante para a gente, para o povo, para o município. Ver o município que você reside recebendo prêmios no hoje. Isso e gratificante para todos nós, saber que nós estamos no caminho certo.”. Também parabenizou a secretária de saúde pelo trabalho desenvolvido nos povoados e disse discordar do posicionamento de alguns colegas parlamentares, mas que isso é natural.
Para conferir as falas completas, acesse nosso canal no YouTube.