Realizada na última quinta-feira, 13, a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, teve em pauta para leitura:
-
Projeto de Lei N°09/2024, institui o Fundo Municipal de Cultura, com a finalidade de prestar apoio a projetos de natureza artística e cultural, de autoria do Poder Executivo.
-
Moção de Congratulação Nº38/2024 pelo aniversário do Senhor Witalon Oliveira Almeida, de autoria do vereador Reginaldo Andrade Passos (PL).
-
Indicação Legislativa N°19/2024, solicitando ao Poder Executivo, prioridades e incentivos na concessão de autorizações de venda ambulante durante a Festa dos Caminhoneiros e Padroeiros do município de Campo do Brito, de autoria do vereador José Adeilson Santos de Jesus (PP)
Em votação apenas o Projeto de Decreto Legislativo N°04/2024, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao Senhor Luzia Allison Nunes de Souza, de autoria do vereador Antônio Carlos Gois Almeida (PP), que iria para segunda votação e redação final, mas foi retirado de pauta pela ausência do autor e por falta de quórum legal.
VEREADORES PRESENTES
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
Ginaldo de Santana (PL)
-
João Batista Santos (PL)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
GRANDE EXPEDIENTE
João Batista Santos (PL), declarou que não pode comparecer nas últimas sessões, mas não deixaria de mencionar a tradicional alvorada do povoado Cercado, ocorrida dia 01 de junho. Ele já havia demonstrado sua insatisfação e a preocupação de algumas pessoas que lhe procuraram quando a mudança foi anunciada, pois temiam que as outras atividades da festividade e comerciantes fossem afetados com um fluxo pequeno de pessoas, o que de fato aconteceu de acordo com Santos. “Nós vimos lá uma coisa diferenciada esse ano, a qual nós tínhamos aqui comentado, falado, cobrado, que mudaram uma cultura sem se comunicar com a comunidade. E lá veio o resultado, né, a festa não deu êxito, não fomentou o comércio local por conta da mudança para o dia de sábado e as pessoas reclamaram muito.(...) A alvorada só teve quatro caminhão do povoado cercado e cinco da Gameleira, ao todo nove caminhões, moto se teve foi três ou quatro, ou cinco.” contou ele, pedindo para que o próximo gestor repense em voltar a realizar a festa em um domingo. Já em relação à festa do povoado Gameleira, Santos expressou grande incomodo com o fato dos organizadores do evento pedirem contribuições, uma vez que é a prefeitura que arcará com as todas as despesas dos shows a serem realizados. Ainda de acordo com ele, até o valor investido na contratação dos artista, já discriminados no portal da transparência, é maior do que o de outros povoados e não justifica a organização continuar pedindo. Além do fato de não ter uma prestação de contas dessa arrecadação. Aproveitou a deixa para destacar a importância do PL 09/2024, pois em sua opinião, com um fundo cultural municipal há uma prestação de contas de como o dinheiro foi usado. Questionou apenas se as festas tradicionais do município seriam contempladas, porque sendo assim, situações como essa da Gameleira seriam evitadas. “É um projeto, é promissor e bem-vindo para o momento, agora eu quero se não tiver englobado aqui que alguém me explique, eu quero que englobe as duas festa e os senhores nos apoiem que eu vou emendar, para que ninguém venha mais pedir todo dinheiro. Porque para pedir tem que ir para as contas públicas, é assim que funciona. Aqui tá muito bem, eu quero que englobe aqui a festa do cercado e da Gameleira e as demais culturas de Campo do Brito, a própria terra vermelha.”, ponderou. Também elogiou a Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana, destacando sua importância também para o nosso município que indiretamente também tem o comércio favorecido. Finalizou sua fala alertando para a situação das estradas que levam aos povoados que por conta do período de chuvas precisarão de paliativos assim que estiar e para comentar a convocação dos aprovados no concurso público municipal, reivindicando que não haja demora para chamar os profissionais de outras áreas.
O vereador e presidente da Casa, Médice Santos Andrade (PSD), esclareceu que o projeto já prevê, no parágrafo 11º, que todos os eventos que existirem no calendário oficial dos eventos municipais serão contemplados. Em relação aos organizadores do povoado Gameleira continuarem pedindo contribuição para a festa, informou que existem bandas que serão pagas pelos próprios caminhoneiros e a prefeitura bancará apenas uma parte da festa.
Ginaldo de Santana (PL), parabenizou as festividades do povoado Gameleira. “Como o presidente falou aqui, é, os caminhoneiros todo reunido, todo junto merece todos, aplauso da gente pela união deles, de os caminhoneiros tá nessa união botar banda particular por eles. (...) E como eu fiquei sabendo mesmo é 84 caminhão, fora as mercedinhas.”
José Adeilson Santos de Jesus (PP), considerou o PL 09/24 de grande importância para facilitar e organizar a realização, principalmente, das festas tradicionais, concordando no ponto levantado pelo colega João Batista. Sobre a indicação legislativa de sua autoria, destacou que já é o segundo ano que faz essa sugestão, pois é uma forma de ajudar vendedores ambulantes do nosso município, dando como exemplo o caso de um ambulante britense que pagou R$ 300,00 de taxas em uma determinada festa e saiu no prejuízo, pois as vendas não supriram este investimento. “Tá para vir aí a festa aqui do padroeiro aqui de Campo do Brito, em agosto, então ele [o prefeito] veja com carinho a possibilidade dessa isenção de taxa dessas pessoas, esses ambulantes que sejam britenses, né, inclusive a parte da venda também de uma atenção, com carinho para o povo, os ambulantes de Campo do Brito, uma prioridade até mesmo dentro da festa.”. Por fim, o vereador divulgou uma campanha que está organizando para a cirurgia em caráter de urgência de um cachorro que foi atropelado, onde qualquer valor será de grande ajuda.
Genilson da Silva Menezes (PP), concordou com o colega parlamentar João Batista em relação ao pouco movimento para os comerciantes durante o dia, na festa do Cercado, mas que durante a noite teve grande movimentação e a festa foi bonita. “Uma festa cento e tantos mil reais não se faz no domingo, tem que se fazer no sábado mesmo por que do domingo para segunda, o povo trabalha. Então, não fica até de manhã, então uma festa, João, à noite no sábado eu tenho que ser realista. Mas, ficou na história, casa cheia, quando eu desci do carro não cabia de gente naqueles bares. Agora pelo dia eu tô com vossa excelência. Tinha pouquíssima gente, agora à noite foi casa cheia o cercado o povo feliz dançando, curtindo, foi uma festa de sucesso.”. Parabenizou a secretária de educação, Perla Neri, pela realização dos festejos juninos nas escolas. Aproveitando para convidar para o Arraial da Assistência Social que acontece na sede do município neste domingo,16. Parabenizou também as festas que acontecem tradicionalmente nos povoados durante este período, reiterando o apoio da prefeitura para a festa do povoado Gameleira.
Para conferir as falas na íntegra é só acessar nosso canal no YouTube e para baixar o arquivo da pauta dessa e de outras sessões, projetos ou qualquer outro documento, para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui, é só nosso Arquivo Digital.