Realizada na última terça-feira, 05, a 52ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito teve em sua pauta para leitura e discussão:
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 16/2024, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao Senhor Carlos Henrique Souza Santos, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
-
Projeto de Decreto Legislativo N° 17/2024, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao Doutor Virgílio Fernandes de Araújo Júnior, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
-
Moção de Congratulação N° 53/2024, pelo aniversário do Senhor Luiz Andrade da Cruz, conhecido como “Luiz de Abílio”, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL);
-
Moção de Pesar N° 54/2024, pelo falecimento do senhor José Francisco dos Santos, de autoria do vereador Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Moção de Congratulação N° 55/2024, pelo aniversário da Senhora Jusiene Mendonça, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL).
Indo para primeira votação, Projeto de Decreto Legislativo N° 15/2024, dispondo sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao senhor Silas Brito Silva, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD). Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes e passando para segunda votação.
VEREADORES PRESENTES
-
Antônio Carlos Gois Almeida (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
Ginaldo de Santana (PL)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
GRANDE EXPEDIENTE
José Adeilson Santos de Jesus (PP), fez um apelo para que os prefeitos e vereadores de Campo do Brito, São Domingos, Macambira, Lagarto e Itabaiana se juntem para cobrar do Governo do Estado alguma medida de segurança, como a instalação de telas, para prevenção de suicídios na ponte do Rio Vaza Barris, localizada entre os municípios de São Domingos e Lagarto. Ele destacou um caso, acontecido nesta segunda-feira, de um rapaz impedido de pular por motoristas que passavam pelo local, além do grande número de pessoas que já retiram sua vida no local. O parlamentar falou também sobre o PL 4146/2020, Projeto de Lei que regulamenta a profissão de trabalhador essencial de limpeza urbana, conhecido também como o PL dos garis, pediu para que os deputados deem maior atenção a ele, destacando a importância desses profissionais para a limpeza dos espaços públicos.
José Edinelson Santana (PL), levou algumas demandas da comunidade para que o líder do prefeito busque resolver. A primeira refente a falta d’água em algumas localidades do povoado Gameleira e do povoado Tábua e a outra referente a falta de limpeza na rua de acesso do fórum a rodovia João Paulo II. Por fim, pediu apoio aos colegas para as proposituras de sua autoria.
Antônio Carlos Gois Almeida (PP), também demonstrou sua preocupação em relação à situação da ponte do Rio Vaza-Barris. Com documento em mãos, disse aos colegas que fez um requerimento que protocolara na próxima quinta-feira com via para o governador Fábio Mitidieri (PSD), Câmara Municipal de São Domingos e Câmara Municipal de Lagarto, pedindo que seja realizada a instalação de proteção na já citada ponte. O vereador justificou que é um assunto de interesse público que visa a prevenção ao suicídio e mesmo a medida não resolvendo completamente o problema é preciso tentar ao menos diminuir a incidência do ato no local. Já em outro assunto, Antônio Carlos finalizou parabenizando a realização do campeonato de motocross no município no último final de semana.
Genilson da Silva Menezes (PP), informou aos colegas que já teve início uma limpeza de algumas áreas do município e em breve chegará a vez do local cobrado por Edinelson. Genilson também contou que o Deputado Estadual Ibrain Monteiro (PSC), protocolou na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), um pedido ao governador para serem instaladas telas de proteção na ponte sobre o rio Vaza-Barris. Segundo o vereador, todos os deputados demonstraram apoio a Ibrain e disseram que caso não tivessem o pedido atendido, ele mesmos se juntariam para colocar a proteção. Ele também ressaltou que a medida não resolve o problema por completo, mas que pode ao menos minimizá-lo, em seguido defendeu a importância de cuidar da saúde física e mental através das práticas de atividade física e uma alimentação balanceada.
Para conferir a sessão e as falas na íntegra basta acessar nosso canal no YouTube. Se quiser baixar o arquivo da pauta do dia ou qualquer uma das proposituras que tramitam na casa de forma rápida, é só acessar nosso arquivo digital.