Constaram na pauta da 08ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada na última terça-feira, 12, para leitura:
-
Moção de Congratulação N°13/2024, pelo aniversário do presidente da Câmara Municipal de Campo do Brito, Médice Santos Andrade, mais conhecido como Médice do Garangau, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD);
-
Moção de Congratulação N°14/2024, pelo aniversário do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Wellington Bezerra Santos, mais conhecido como Etinho de Lourival, também de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
Para primeira votação esteve o Projeto de Lei N° 03/2024, que dispõe sobre a denominação da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mutirão, no Município de Campo do Brito–SE, e dá outras providências, de autoria do Poder Executivo. O PL foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes e segue para segunda votação.
VEREADORES PRESENTES
-
Edivaldo Leite Fontes (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
Ginaldo de Santana (PL)
-
João Batista Santos (PL)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
GRANDE EXPEDIENTE
Médice Santos Andrade (PSD), começou agradecendo as felicitações e surpresas que recebeu pela passagem de seu aniversário. Prosseguiu esclarecendo para as pessoas que acompanham a sessão de forma online, pela transmissão do Instagram, que os comentários estavam desabilitados na plataforma devido a comentários ofensivos feitos a um vereador durante a transmissão da última sessão. Ele pontuou a importância de respeitar a todos, sejam os vereadores, tanto de situação quanto de oposição, e as próprias pessoas que estão assistindo. Em relação às questões do município, Médice parabenizou o Secretário de Obras, o vereador licenciado Antônio Carlos Gois, pelo trabalho de manutenção nas estradas e por cumprir uma promessa que tinha sido uma indicação legislativa de reparar as cabeceiras das pontes nas estradas vicinais. Reparos estes que começaram ontem pela manhã, na ponte da estrada que dá acesso ao povoado terra vermelha.
Falou também sobre a reivindicação de uma mãe, moradora do povoado Garangau, que tem um filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e marcou presença na Casa para poder conversa com os parlamentares sobre a falta de monitores para o acompanhamento das crianças com deficiência na escola do seu filho, sendo que apenas ele conseguiu um monitor. O vereador explicou que já conversou com o diretor da escola em questão e que conversará com a Secretária de Educação do município para ver quando os profissionais que faltam darão inicio ao trabalho, atendendo dessa forma todas as crianças com TEA.
Ginaldo de Santana(PL), pediu ao líder do prefeito, Genilson Menezes (PSD), para ver a possibilidade de fazer algumas melhorias na estrada do bairro Maiame, principalmente ao redor do poço artesiano.
Reginaldo Andrade Passos (PL), apoiou a decisão do presidente de desabilitar os comentários da transmissão ao vivo do Instagram, reforçando a necessidade do respeito para todos. Rege comentou também sobre a necessidade do acompanhamento de crianças com deficiência. De acordo com ele, as aulas tiveram início há três semanas e este problema vinha persistindo em algumas escolas e creches municipais. “Eu não poderia deixar de parabenizar pela conduta dela, cobrar pelo filho dela que já foi resolvido e agora preocupada com os demais, né! A minha amiga Neusa, do povoado Garangau, filha do seu Jacó, adquiriu ali quase 200 assinaturas das pessoas preocupadas com esse problema. Se teve um avanço essa semana foi por causa dela.”, comentou. Parabenizou e agradeceu o trabalho realizado nas cabeceiras das pontes, pois segundo ele, já havia solicitado isso e tudo tem seu tempo. Aproveitou também para pedir que alguns buracos sejam tapados no caminho do povoado Rodeador.
José Edinelson Santana (PL), iniciou comentando sobre o PL 03/2024,projeto que se desenvolveu a partir de uma indicação sua. “Seu Carlos todo mundo sabe aí quem é, o pai do galego da castanha, e nada mais justo do que colocar o nome de um cidadão que sempre morou ali.”. Também cobrou melhorias para um problema na rua de Bobó, para o calçamento que afundou na entrada que dá acesso ao povoado Riacho do Estaleiro e para as, más condições da estrada que dá acesso ao povoado Pilambe.
Thompson José Reis Silva (PSD), iniciou seu discurso comentando o fato, de agora, ocupar a cadeira na Casa como vereador titular. “Uma primeira sessão que eu venho, após a renúncia da vereadora Karla Passos, secretária agora definitiva também da pasta e eu quero agradecer a Deus por tudo, a minha família, a gestão por confiado [no meu trabalho].”. Pediu apoio aos colegas para as moções de sua autoria que estavam em pauta. E prosseguiu falando sobre comentários que lhe causaram incomodo na última sessão.
João Batista Santos (PL), também parabenizou a decisão do presidente de desabilitar os comentários da transmissão ao vivo do Instagram, salientando que independente da posição politica de cada um, deve-se prevalecer o respeito. Em relação ao município, Santos parabenizou a mãe que esteva presente para reivindicar melhorias para as crianças com deficiência. Aproveitou para relembrar que este é um assunto que ele já vem cobrando, pois, segundo ele, já faz cinco meses que o município está sem alguns profissionais da saúde, como terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicologo, para o acompanhamento dessas crianças.
Agradeceu ao secretário de obras, pela atenção com que tratou uma cobrança sua. “Quero aqui também, agradecer o secretário e vereador licenciado Antonio Carlo, por hoje está fazendo uma reforma na ponte molhada do povoado Terra Vermelha, Caatinga Redonda, Tabua e Cercado, porque o pessoal se locomover muito por aí. E esse pedido já foi feito não só por mim como por todos os vereadores.”. O vereador frisou a necessidade de agradecer aos pedidos que são atendidos dizendo que assim a população vê que os pedidos são atendidos independente de oposição ou situação. Levou também a reclamação de moradores da “Serrinha”, no povoado Tapera da Serra, sobre à escassez da água do poço artesiano.
Após a fala do parlamentar, o presidente explicou que Zé da Cohidro já esteve na localidade e constatou que o problema é poço. “Infelizmente a vazão do poço caiu. Ele regulou o máximo que pode. Mas, realmente, a vazão do poço hoje só da para abastecer praticamente uma casa. A previsão é de perfurar outro poço, para ver se a gente consegue encontrar uma veia mais forte de água.”, Médice completou dizendo que foi descartada a hipótese de manutenção do poço.
Genilson da Silva Menezes (PSD), mostrou-se incomodado com algumas falas do colega Edinelson, por, segundo ele, ter dado a entender que ele não conhece os problemas da cidade. Genilson rebateu dizendo que o colega deveria agradecer mais as indicações e reclamações que são atendidas e o que às vezes não é possível é atendê-las no dia seguinte. Sobre o calçamento, disse que já colocou uma indicação “das cruzinhas até a Tapera da Serra” e também foi sua a indicação do povoado Boa Vista. Mencionou algumas outras indicações e deixou claro que quem resolve as demandas é o poder executivo.
Para acompanhar as falas completas é só acessar nosso canal no YouTube.