A 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito foi realizada na última terça-feira, 23. Estiveram em pauta para leitura as seguintes matérias
-
Moção de Congratulação N° 23/2024, pelo aniversário da servidora Aline dos Santos Santana, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL);
-
Moção de Congratulação N° 24/2024, pelo aniversário da senhora Andrelina de Andrade, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes (PP);
-
Moção de Congratulação N° 25/2024, pelo aniversário do ex-vereador Raimundo José de Souza, mais conhecido como “Raimundinho”, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD).
Em primeira votação esteve o Projeto de Lei N° 06/2024, dispõe sobre a concessão de isenção tributária aos beneficiários dos Programas de Habitação de Interesse Social custeados pelas fontes de recursos indicadas no art. 6º, incisos I a IV, da Lei Federal n.º 14.620/2023, de autoria do Poder Executivo. Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, seguindo para a segunda votação.
Já em votação única esteve a Moção de Congratulação N° 22/2024, pelo aniversário do deputado federal Fábio de Almeida Reis, mais conhecido como “Fábio Reis”, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes (PP). Também aprovada por unanimidade dos vereadores presentes.
VEREADORES PRESENTES
-
Antônio Carlos Gois Almeida (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
Ginaldo de Santana (PL)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
GRANDE EXPEDIENTE
Thompson Jose Reis Silva (PSD), contou que participou do curso de operação para máquinas pesadas, parabenizando a prefeitura pela parceria com a MVB Cursos para a realização do mesmo no município. Elogiou o trabalho de pavimentação e drenagem que está sendo desenvolvido no povoado Iraque. O vereador também demonstrou-se satisfeito, pois, de acordo com ele, conversou com a secretária de educação e disse que a resposta foi positiva, acreditando que haverá em breve boas notícias.
José Adeilson de Jesus (PP), demonstrou seu apoio ao PL Nº 06/2024, dizendo que todos os municípios que receberam verba do Governo Federal para a construção de casas populares com isenção tributária precisam ter um projeto como esse para sua realização. Depois falou sobre seus compromissos do final de semana. Destacou algumas mudanças no povoado Brito Velho, brincou que deveriam até chamar “Brito novo”. Comentou que foi cobrado por uma moradora sobre a pavimentação do povoado Rodeador e disse que ela pode aguardar, pois, o prefeito já “correndo atrás”. Adeilson também elogiou o trabalhado de pavimentação do povoado Iraque, dando ênfase no trabalho de drenagem que julgou muito necessário pelo volume de água que desce pelo local.
Ginaldo de Santana (PL), falou sobre a necessidade de pavimentar o trecho que liga os povoados Gameleira e Cercado, sendo informado em seguida que já há uma indicação na Casa para isso.
Reginaldo Andrade Passos (PL), também comentou sobre suas atividades do final de semana. Em seguida, pediu que sejam feitos reparos nas biqueiras da quadra no povoado Garangau antes que afetem o piso e o trabalho precise ser maior e mais custoso. Também pediu para analisar a possibilidade de pavimentar a rua em frente ao antigo postinho, descendo a rua do colégio até o bar de Nick. Para passar a máquina e fazer uma limpeza próximo a praça onde realizará uma cavalgada e por fim, convidou a todos para o evento.
Jose Ednelson Santana (PL), pediu apoio aos colegas para a moção de congratulação de sua autoria. Sobre o município, disse que estrada para o bairro Miame está ruim e que não é a primeira vez que pede melhorias, pediu que seja feito ao menos um paliativo do trecho do chafariz até a entrada do bairro. Cobrou para que também sejam feitas melhorias na rua que dá acesso ao Riacho do Estaleiro, seguindo para o Brito Velho. Segundo ele, também não é a primeira vez que pede e o calçamento da localidade afundou, dificultando a passagem de carros pequenos. Também relatou ver sujeira e mato “tomando conta”, na mesma localidade e no povoado Bom Jardim.
Genilson Menezes da Silva (PP), contou os resultados de uma audiência entre o prefeito, Marcell Souza (PP), e o governador, Fábio Mitidieri (PSD). Genilson disse que o município conta com 500 mil reais em asfalto e deu como sugestão para sua utilização, a rua da entrada do fórum, duas travessas, uma onde César da esquadrilha mora e outra perto da clínica nova. Garantiu ter um bom sinal para o trecho que liga o Mainzão ao povoado Cercado e ao que tudo indica os topógrafos estarão no local na próxima semana. Sobre a solicitação para fazer a passagem olhada que liga o município ao povoado Cajaíba, por trás da barragem, disse que o governador já mandou recursos e o projeto está feito. Segundo o parlamentar, as obras tenham inicio, prevalente, em setembro.
Confira as falas completas em nosso canal no YouTube.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Logo em seguida, após o término da Sessão Ordinária, foi realizada a 01ª Sessão Extraordinária. Não havendo oradores inscritos para o uso da palavra, o presidente Médice Santos Andrade (PSD), passou para a ordem do dia, colocando em segundo votação e redação final o Projeto de Lei N° 06/2024, que dispõe sobre a concessão de isenção tributária aos beneficiários dos Programas de Habitação de Interesse Social custeados pelas fontes de recursos indicadas no art. 6º, incisos I a IV, da Lei Federal n.º 14.620/2023, de autoria do Poder Executivo
aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
Você pode conferir como foi clicando aqui.