Constaram na pauta da 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada na última quinta-feira, 16:
-
Projeto de Decreto Legislativo N°03/2024, dispõe sobre a concessão de Título de Cidadã Britense a Senhora Luzia Elizama da Costa, de autoria do vereador Antônio Carlos Gois Almeida (PP);
-
Moção de Congratulação N°29/2024, pelo aniversário do Senhor Edison Tavares de Andrade, de autoria do vereador Reginaldo Andrade Passos (PL);
-
Moção de Congratulação N°30/2024, pelo aniversário do Senhor Iran Ferreira Marques, de autoria do vereador Reginaldo Andrade Passos (PL)
Moção de Congratulação N°31/2024, pelo aniversário do Senhor Cássio Filipe Tavares Dias, de autoria.do vereador Reginaldo Andrade Passos (PL);
-
Moção de Aplausos e Congratulação, pelo aniversário ao Pastor e Psicanalista Paulo Sérgio Fonseca.de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD)
-
Indicação Legislativa N°16/2024, solicitando a construção de gavetas no cemitério do Povoado Terra Vermelha, neste município, de autoria.do vereado Thompson José Reis Silva (PSD).
Para primeira votação, Projeto de Lei N°07/2024, institui e oficializa no calendário oficial de festas e eventos do município, o “Festival da Mandioca do Município de Campo do Brito” e, dá outras providências, de autoria da vereadora Maria Valdilece Sousa Almeida (PSD). Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, passando para a segunda votação e redação final.
Em segunda votação e redação final, Projeto de Decreto Legislativo N°02/2024, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao Senhor Jocelino Pinto da Rocha Filho, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD). Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
E para votação única, Moção de Congratulação N°28/2024, pelo aniversário do senhor Paulo Sérgio Fonseca, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD). Também aprovada por unanimidade dos vereadores presentes.
VEREADORES PRESENTES
-
Antônio Carlos Gois Almeida (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
Ginaldo de Santana (PL)
-
João Batista Santos (PL)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
GRANDE EXPEDIENTE
Reginaldo Andrade Passos (PL), pediu apoio para as moções de congratulação de sua autoria, e comentou sobre o paliativo que já está sendo feito na estrada do povoado Terra Vermelha que seria sua cobrança da noite.
Ginaldo de Santana (PL), agradeceu ao colega parlamentar Antônio Carlos por atender sua solicitação no povoado Limoeiro. Relatou que a estrada que desce para Lulu está em péssimas condições, pedindo que o líder do prefeito de uma atenção ao local.
José Adeilson de Jesus (PP), expressão seu apoio ao Projeto de Lei N°07/2024, o considerando de grande valia para o município. Falou sobre eventos que participou no último final de semana e ressaltou as mensagens que recebeu da população sobre um acidente envolvendo um cachorro. Ele informou que resgatou o cachorro assim que possível, pois, não estava na cidade no momento do ocorrido e desde então ele já está recebendo todos os cuidados necessários. O vereador também agradeceu a uma amiga veterinária que está lhe ajudando e reafirmou seu comprometimento com a causa animal, mas fez um desabafo dizendo que não dá conta de acolher e cuidar de todos os animais necessitados. “As pessoas também, às vezes, quer jogar toda a responsabilidade e não tem como. Tem um animal na rua manda para mim, não é assim. Nós aqui em Campo do Brito, infelizmente, ainda não temos um local adequado, então não tem como eu agarrar todos os animais de uma vez, não adianta pegar do 3, 4, 5, 10 e não dar conta, entendeu? Porque você tem que pegar e cuidar, [tem] alimentação, medicação”.
Thompson José Reis Silva (PSD), contou que acompanhou a edição do projeto “Saúde Itinerante” no povoado Tabuá, destacando o quanto ele é importante para os moradores dos povoados realizarem seus exames e atendimentos básicos de forma mais rápida. Disse também ter ido acompanhar, juntamente com outros colegas vereadores, o trabalho da Patrol nas estradas do povoado Terra Vermelha. Pediu apoio aos colegas para a indicação de sua autoria, justificando que é também um pedido dos moradores de Terra Vermelha, pois o terreno do cemitério é propenso a embrejar. “Ele é um terreno meio brejo, ou seja, quando se cava o que manda o figurino, né, sete palmos, ele dá água e fica assim, imagine o transtorno para os familiares fazer aquele enterro ali e na hora que você coloca o caixão do falecido o caixão ficar boiando na água.”, explicou o vereador que sugeriu fazer a princípio 10 ou 20 gavetas. Propôs também, dizendo que o colega João Batista viu a necessidade, de aproveitar a construção das gavetas e já colocar uma fileira de blocos a mais no muro e realizar uma pintura no cemitério.
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD), relembrou que após começar a estudar em Aracaju, sugeriu a Carlos fundar uma associação de moradores no povoado Gameleira que posteriormente deu origem a Cooperativa dos Produtores de Farinha de Mandioca (Cofama), para que os produtores não saíssem mais no prejuízo comercializando o produto por atravessadores. Juntaram-se aos produtores da Gameleira, os produtores dos povoados, Pilambe, Cercado, Terra Vermelha e Caatinga Redonda e atualmente a Cofama tem reconhecimento nacional, chegando a exportar os derivados da mandioca. Segundo a vereadora, a ideia de realizar um festival na cidade, apresentada através do PL 07/2024, foi despertada vendo o Festival da Mandioca do município de Lagarto. Já que em Campo do Brito
a raiz também desempenha um importante papel, sobretudo o de transformar a vida das pessoas. “A finalidade desse projeto é dar visibilidade à cultura da Mandioca. Valorizando os agricultores da região e mostrando a mudança na vida social dessas pessoas. Eu lembro que Gameleira, eu vou falar da Gameleira, né, muitos deles trabalhavam nas casas de farinha dos outros e hoje eles têm suas pequenas indústrias graças ao incentivo da fundação da cooperativa. Depois que eles se organizaram, criaram interesse e hoje eles têm suas mini empresas, suas mini indústrias, é de lá que eles sustentam.”, evidenciou ela.
João Batista Santos (PL), reiterou a necessidade de passar as máquinas nas estradas dos povoados, realizando um paliativo, enquanto a previsão é do tempo permanecer estiado. Em relação ao PL 07/2024, disse que agora que ele voltou reformulado, trazendo mais abrangência ao município, não há o que questionar, pois, é de grande importância e em suas palavras “será votado com as duas mãos”. O projeto havia dado entrada na Casa no ano passado e retirado por opção da autora após João Batista sugerir algumas alterações.
Genilson da Silva Menezes (PP), afirmou que se solidariza com a causa animal e também foi marcado em postagens nas redes sociais no caso do cachorro acidentado. Citou que a atual gestão desenvolveu o “CastraPet” visando diminuir o número de animais abandonados nas ruas, mas reconheceu que é preciso desenvolver mais ações em prol dos patudos. Na area da saúde, disse que o projeto “Saúde Itinerante” é um grande avanço para o município, pontuando que a saúde é uma das pastas mais complexas. Em relação às estradas, disse que é normal que as estradas de chão serem comprometidas com as chuvas, mas garantiu que os lugares mais críticos já estão sendo recuperados.
Para conferir as falas na íntegra e a sessão completa acesse nosso canal no YouTube.