Realizada na última terça-feira,18, a 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal teve em pauta, para leitura:
-
Projeto de Lei N°10/2024, que dispõe sobre o atendimento preferencial aos caminhoneiros na atenção básica de saúde e demais órgãos e instituições públicas municipais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Município de Campo do Brito, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
-
Moção Aplausos e de Congratulação Nº39/2024, ao ex-prefeito Roquinho pela Passagem do seu aniversário de 80 anos, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL).
Para primeira votação, Projeto de Lei N°09/2024, institui o Fundo Municipal de Cultura, com a finalidade de prestar apoio a projetos de natureza artística e cultural, de autoria do Poder Executivo.
Para segunda votação, Projeto de Decreto Legislativo N°04/2024, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Britense ao senhor Allyson Nunes de Souza, de autoria do vereador Antônio Carlos Gois Almeida (PP). E em votação única, Moção de Congratulação Nº 38/2024, pelo aniversário do Senhor Witalon Oliveira Almeida, de autoria do vereador Reginaldo Andrade Passos (PL). Ambos aprovados por unanimidade dos vereadores presentes.
TRIBUNA LIVRE
O Clube de Desbravadores, Leão de Juda, marcou presença na sessão e a diretora, Amanda Letícia de Jesus, utilizou a “Tribuna Livre” para apresentar os objetivos e atividades desenvolvidas por eles. Ela explicou que o clube, subordinado a Igreja Adventista do Sétimo Dia, é uma instituição civil, religiosa, apolítica, sem fins lucrativos, social, recreativa e de duração indeterminada, subordinada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o foco de atuação nas áreas física, mental e espiritual de crianças e adolescentes. A diretora ressaltou também que são desenvolvidos trabalhos sociais, como, por exemplo, arrecadação de brinquedos para crianças e visita a asilos e orfanatos.
Confira a fala completa em nosso canal no YouTube.
VEREADORES PRESENTES
-
Antônio Carlos Góis Almeida (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
Ginaldo de Santana (PL)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
GRANDE EXPEDIENTE
Thompson Jose Reis Silva (PSD), parabenizou a gestão municipal pelo programa “Castra pet”, dizendo que mais de 600 animais já foram castrados em menos de um ano. Enfatizou que é um trabalho muito importante em que os frutos serão colhidos a longo prazo. Ainda sobre animais, comentou o perigo e transtornos causados por cavalos soltos nas ruas e é preciso pensar também uma forma de resolver isso.
Pegando o gancho falou sobre os cavalos, em se pensar uma forma desses animais mais de 600 animais castrados em menos de um ano. Também parabenizou a Secretaria de Assistência Social pelo “Arraiá da Assistência”, realizado no último domingo. Por fim, o parlamentar defendeu a importância do PL 10/2024, de sua autoria. Ele argumentou, que esse atendimento preferencial é uma forma de ajudar os caminhoneiros, já que eles passam maior parte do tempo viajando. “Coloquei isso aqui porque os caminhoneiros são alguém que passa o maior tempo da sua vida nas estradas. Porque não dizer que ele, às vezes, mora dentro do caminhão e passeia em casa porque a maior parte do tempo ele passa dentro de uma gabina (sic) de um caminhão. E a gente sabe que uma parte, da sua maioria infelizmente a maioria, às vezes, vemos aqui, é difícil não ter um ano pra gente não ouvir algumas tragédias que se diz respeito a caminhoneiro nas estradas e aí se isso ainda fosse pouco ainda tem, às vezes, acontece de vários eles ter problema de saúde. Acidente, eu, nós vereadores não tem como evitar, mas um pouco da saúde nós podemos facilitar esse atendimento para isso que eu trago esse projeto.”, justificou ele.
O vereador Adeilson pediu aparte e levantou alguns questionamentos, como seria essa prioridade de atendimento, como funcionaria a carteirinha, se ao chegar e não tivesse mais fichas ainda assim o caminhoneiro seria atendido? Ele deixou claro que acredita se tratar de um projeto muito importante e bem-vindo, mas, que é preciso deixar tudo muito bem alinhado. Antonio Carlos também pediu aparte e concordou que seria necessário definir melhor alguns pontos. Entre eles, se o caminhoneiro precisaria estar trabalhando, como funcionaria para o profissional desempregado ou aposentado. A discussão seguiu no plenário com os outros vereadores apoiando e sugerindo pontos a serem melhoras do PL.
José Adeilson Santos de Jesus (PSD), reiterou que apoia o PL 10/2024, a importância dos caminhoneiros e a necessidade da classe ter mais reconhecimento, mas que é preciso deixar o projeto muito bem amarrado. Em seguida, expressou sua gratidão por receber, no último final de semana, um prêmio como vereador mais atuante. Como sempre defende a causa animal, ele também parabenizou a realização de mais uma edição do “CastraPet” e disse que é preciso fazer mais pelos animais, informando que o número de acidentes os envolvendo está aumentando. Aproveitando o momento, o parlamentar pediu mais atenção aos condutores. “Eu já disse nessa Casa que não tá normal os acidentes que está acontecendo na nossa cidade. Dentro de 20 dias, mais ou menos, seis atropelamentos de animais. Ainda hoje mais um, o animal veio falecer e hoje eu recebi uma ligação, eu quero deixar bem claro aqui a todos eu não quero me omitir de ajudar nenhum animal, mas o momento que eu chego aqui agora eu quero pedir socorro a todos os britense, a todos os colegas vereadores, tá fora de sério que tá acontecendo em Campo do Brito. Porque além de tirar a vida de um animal pode acontecer de tirar a vida de um ser humano, mas peço também atenção dos motoqueiros, dos motoristas”. Por fim, ele falou da campanha para arrecadar fundos em prol da cirurgia de uma cadela que foi atropelada e resgatada por ele e uma amiga recentemente. E que quem puder ajudar tanto na campanha quanto em relação a outros animais abandonados, ajude.
Reginaldo Andrade Passos (PL), falou sobre suas atividades durante o final de semana, convidou para a festa de São João de Terra Vermelha que será realizado no próximo domingo, 23, e para a procissão do povoado Garangau dia 27 a partir das 16h. Pelo adiantado da hora disse que deixaria suas cobranças, a respeito dos povoados Garangau, Tapera da Serra e Cercado, para a próxima sessão.
José Edinelson Santana (PL), também falou sobre eventos em que esteve presente nos últimos dias e que recebeu reclamações da comunidade do povoado Garangau pela falta de médico. Sobre o PL 10/2024, garantiu que conta com o seu apoio. Também pediu apoio para a moção de sua autoria.
Ginaldo de Santana (PL), disse ter ficado muito feliz em participar do leilão do povoado Garangau, juntamento com os colegas vereadores e outras figuras politicas, aproveitando o espaço para agradecer a receptividade da comunidade.
Antônio Carlos Gois Almeida (PP), parabenizou as festividades em comemoração ao mês junino realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social. Evidenciando os esforços da Secretária de Educação, Perla Nelly, não só para o São João nas escolas como para uma educação mais inclusiva. O parlamentar revelou que ela conseguiu a instalação de mais duas salas multifuncionais no município, uma no povoado Garangau e a outra, no povoado Cercado. “É um passo muito importante para quem precisa usar esse serviço. Dessa vez o povoado contemplado, senhor presidente, foi o povoado do Senhor, foi contemplado povoado Garangau. Aquelas crianças que estudam naquelas escolas não precisam vir mais para cá, para poder ter esse acompanhamento, ela já vai ter esse reforço lá. E o outro povoado foi o povoado cercado, povoado grande, muita criança, muita gente precisando e ela com bons olhos e atenta com sua equipe viu ali a necessidade de implantar mais duas sala multifuncional.”, contou.
Genilson da Silva Menezes (PP), reafirmou a informação dada por Antônio Carlos, sobre a sala multifuncional, e o compromisso da secretária e do prefeito com a comunidade. Também falou sobre as festividades dos povoados e sua visita ao povoado Gameleira. Parabenizou o Arraiá da Assistência, reforçando o que já havia dito em outro discurso que no município a forma de comemorar o São João é nas escolas com a comunidade. “Parabenizar também a festividade da assistente social, né, todos os anos tem sido um destaque, tem ficado na história. O São João que a gente tem em Campo do Brito são desses tipos, são nas escolas com a comunidade. Você precisa ver o quanto a comunidade participa, a comunidade fica feliz, dança, se diverte, vê seus filhos arrumadinhos para dançar as quadrilhas.”, disse ele.
Você pode conferir a sessão e as falas na íntegra em nosso canal no YouTube. Se quiser baixar o arquivo da pauta de hoje ou qualquer uma das proposituras que tramitam na casa, é só acessar nosso arquivo digital.