Esteve na pauta da 49ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada terça-feira, 22, apenas matérias para votação. Em primeira votação:
-
Projeto de Lei N°26/2024, declara de utilidade pública municipal o Grêmio Cultural 29 de outubro e dá outras providências, de autoria do vereador João Batista Santos (PL);
-
Projeto de Lei N°27/2024, institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo do Brito, a Festa do Povoado Terra Vermelha, e dá outras providências, de autoria do vereador João Batista Santos (PL);
Para segunda votação e redação final, Projeto de Lei N° 24/2024, que declara de Utilidade Pública Municipal a Federação Sergipana De Tiro Prático (FSTP) e dá outras providências, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD), aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
Já em votação única, Moção de Congratulação N°52/2024, pelo aniversário da assessora jurídica Izabela Alves, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL), também aprovada por unanimidade dos vereadores presentes.
VEREADORES PRESENTES
-
Antônio Carlos Gois Almeida (PP)
-
Genilson da Silva Menezes (PP)
-
João Batista Santos (PL)
-
José Adeilson Santos de Jesus (PP)
-
José Edinelson Santana (PL)
-
Jusileide Oliveira Dias (PP)
-
Médice Santos Andrade (PSD)
-
Reginaldo Andrade Passos (PL)
-
Thompson José Reis Silva (PSD)
TRIBUNA LIVRE
O professor Kennedy Fonseca fez uso da “Tribuna Livre” para sugerir uma possível reedição do livro de seu pai, Adalberto Fonseca, “História de Campo do Brito”. Kennedy também relembrou partes do processo de escrita e publicação do livro, em que ajudou seu pai, e levantou questionamentos sobre a alteração da nossa bandeira em 1993. Para ele, a justificativa de alterar a bandeira de um município apenas porque alguém na gráfica achou feia é um algo muito relativo.
Ainda durante o momento da tribuna livre, o escritor Luiz Menezes sorteou dois exemplares de seu livro “Campo do Brito, Sergipe, Ontem e Hoje: História e Tradição" para os alunos presentes na plateia.
Você pode conferir a fala completa do professor em nosso canal no Youtube. Para saber mais sobre a história da nossa bandeira é só acessar a matéria em nosso site “Você sabe qual a história da bandeira de Campo do Brito?”, ou o vídeo em nosso perfil no Instagram.
GRANDE EXPEDIENTE
José Adeilson Santos de Jesus (PP), parabenizou o Brito Bike Club (BBC) pela realização do evento “Brito Ride”, pontuando a importância desses eventos para tornar a cidade conhecida nacionalmente e destacando o acolhimento que, segundo ele, os britenses oferecem a quem vem de fora. Agradeceu a toda organização e também parabenizou os atletas. O vereador também levou ao conhecimento dos colegas as diversas reclamações que vem recebendo sobre a falta de água na “malhadinha”, localidade do povoado Garangau. “Na malhadinha tá uma falta de água enorme, aí ela [uma moradora] disse que se resolve com uma bomba porque não tá chegando água nesse setor. Eu entrei em contato com o responsável, ele me disse que a bomba não resolve tem que se perfurar. Outros moradores disse que é por causa da queda que não dá, que se colocar uma bomba consegue. Então vamos se somar a essa causa.”, expôs ele. Salientou também a questão da sinalização dos quebra molas, visto alguns acidentes que quase ocorrem em algumas localidades. E por fim, convidou para o "Aulão de ritmos: esquenta para o pré-caju”, que irá ocorrer na praça no próximo dia 30 às 19h. Relembrando o antigo “Brito Folia”, Adeilson disse que observa o interesse da população por esses eventos e como eles movimentam a economia, sobretudo nos pequenos negócios, revelando o interesse de trazê-lo de volta.
José Edinelson Santana (PL), concordou com o colega parlamentar que os problemas de falta de água precisam ser resolvidos com rapidez, pois é um bem de máxima importância. Aproveitou para cobrar novamente um problema de falta de água, também no povoado Terra Vermelha. “Um problema que já vem se arrastando há muito tempo, não é da agora. A gente sempre cobrando, cobrando e até hoje o prefeito não resolver esse problema. Ainda a questão da água lá da malhadinha e eu volto a cobrar sobre o Povoado do Terra Vermelha, onde hoje eu recebi duas ligações, senhor presidente, sobre a falta de água lá no povoado Terra Vermelha.”, afirmou. O vereador também cobrou a manutenção de um poste que está sem luz em uma avenida do município. Problema que o presidente, Médice Santos Andrade (PSD), explicou que será resolvido em breve, já que a iluminação de led continua na garantia e a empresa responsável já foi notificada.
Você pode conferir a sessão e as falas na íntegra em nosso canal no YouTube. Se quiser baixar o arquivo da pauta do dia ou qualquer uma das proposituras que tramitam na casa, é só acessar nosso arquivo digital.