Na última terça-feira,16, aconteceu a 22° segunda sessão ordinária que teve em pauta para leitura e discussão; a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres em Campo do Brito (Projeto de Lei N° 10/2023), de autoria do Poder Executivo; a implementação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no município (Projeto de Lei N° 11/2023), de autoria do vereador Antônio Carlos Góis Almeida (PP); a concessão de Medalha de Honra ao Mérito "Roque José de Souza", ao Sr. José Roque da Cruz, popularmente conhecido por Roquinho (Projeto de Decreto Legislativo n° 07/2023), de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL).
O Projeto de Decreto Legislativo N° 10/2023, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes, referente à concessão do Título Honorário de Cidadão Britense à Secretária Municipal de Saúde, Iris Alves de Oliveira Souza, foi aprovado em primeira votação pela maioria dos vereadores presentes e com um voto contra, do vereador José Edinelson.
MOMENTO REGIMENTAL
A Assessora Jurídica, Izabela Oliveira, explicou o que é "Emenda Parlamentar”, que é uma forma de poder alterar o conteúdo de um Projeto de Lei ou qualquer outra proposta. Podem ser propostas pelo vereador autor do projeto, por outro vereador, pela mesa diretora ou pelas comissões. E que elas podem ser feitas para enriquecer o texto, contribuir com novas ideias ou retirar algo que já não tenha sentido ali. Izabela exemplificou que a emenda é como se fosse um acessório de algum Projeto de Lei e, por isso, deve ser sempre votada e discutida junto com ele. Também é necessário que seja sempre justificada.
GRANDE EXPEDIENTE
João Batista Santos (PL), levou para sua fala na tribuna várias solicitações dos povoados. Entre elas, queixas que recebeu, e constatou, sobre a qualidade da água consumida pelos alunos em uma escola do povoado Tapera da Serra. "Crianças bebendo água, sem ser filtrada, de poço artesiano e da Deso. A Deso, a água é tratada, mas a água chega escura, de má qualidade. Se você colocar um filtro daquele de parede [...] a água saí com mais qualidade.” O parlamentar também cobrou a falta de atendimento médico em seis povoados e a falta de previsão de para a chegada desses profissionais. Também comentou sobre as más condições que se encontram as quadras de alguns povoados.
José Edinelson (PL), apresentou informações sobre as quantidades de votos que o fizeram ser eleito pelo povo, corrigindo comentário da sessão anterior. “Pra mim é muito orgulho, é muita honra, eu só tenho que agradecer a Deus primeiramente, ao povo que me deu esses sete mandatos e a minha pessoa que eu também fiz a minha parte.”
Reginaldo Andrade Passos (PL), se somou as reivindicações por melhorias nos povoados, referente a saúde, educação, infraestrutura, entre outras, feitas pelo colega parlamentar Santos. “Sobre a fossa da rua que o povo conhece como rua de Zé de França, já me procuraram também. [...] Realmente é muito triste, [...] o pessoal está incomodado com o mal cheiro.” Pontuou também que, as bocas de lobo do conjunto Abílio José da Cruz, precisam de reparos.
José Adeilson Santos de Jesus (PP), destacou os eventos que prestigiou nos últimos dias. Entre eles, a inauguração da quadra poliesportiva e pavimentação de ruas no povoado Tapera da Serra, e também um campeonato esportivo no povoado Poço Comprido.
Thompson José Reis Silva (PSD), parabenizou algumas ações que ocorreram no município no último final de semana, entre elas a do dia das mães realizada Secretaria de Assistência Social. “Todos nós sabemos, e sabemos mais ainda o que é o amor de mãe depois que se perde. Aí é que nós vamos saber o quanto nossa mãe nos amava, porque vamos procurar na terra alguém que nos ame como nossa mãe e não vamos mais encontrar [...] Se você tem uma mãe viva, cuide e ame porque é um bem muito precioso”
Antônio Carlos Góis Almeida (PP), explicou em seu discurso a importância da implementação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA), com dados que possam agilizar o atendimento em algumas situações. “Em muitos casos, que é o caso da minha sobrinha, ela não fala e quando não fala não diz o que está sentindo. [...] E aí, você chega na porta do hospital [e demora para ser atendido], talvez se tivesse chegado com uma carteirinha dessa tenha a obrigação de prioridade. E não é só no hospital, é em qualquer instituição.”
Genilson da Silva Menezes (PP), usou sua fala na tribuna para justificar o projeto de sua autoria, de concessão de Título Honorário de Cidadão Britense à Secretária Municipal de Saúde, Iris Alves.
Médice Santos Andrade (PSD), fez uso da tribuna para parabenizar as ações e obras que vem acontecendo na sede do município e nos povoados. Dando ênfase a inauguração da quadra de esporte e pavimentação de ruas na Tapera da Serra. “No último sábado, tive o privilégio de prestigiar de perto o desenvolvimento do grande povoado Tapera da Serra, povoado este que recebeu cinco ruas pavimentadas e a tão sonhada quadra de esportes que era um sonho de décadas da juventude. [....] Agora, a nova geração pode ter certeza que vai estar aproveitando. Comentou também, sobre a importância das cobranças feitas pelos vereadores de oposição.
Para assistir a sessão na íntegra e conferir os discursos completos acesse nosso canal no YouTube: Clique Aqui