Foi realizada na última terça-feira, 05, de forma remota, a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito que teve em pauta para leitura e discussão:
- Indicação Legislativa N° 70/2023, solicitando ao Poder Executivo Municipal, para através da Empresa Energisa, realize à substituição de um transformador para ser colocado em um poste na região da Gameleira de Cima, de autoria da vereadora Maria Valdilece Souza Almeida (PSD);
- Indicação Legislativa N° 71/2023, solicitando ao Poder Executivo Municipal, para através da Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Educação, realize reforma na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Menezes de Jesus - “Creche Tia Maria”, de autoria da vereadora Maria Valdilece Souza Almeida (PSD).
Houveram apenas projetos para segunda votação e redação final que foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes, foram eles:
- Projeto de Lei N° 24/2023 que estabelece normas para implantação de “lombadas” ou “quebra-molas” nas vias públicas do município de Campo do Brito, seu enquadramento e padronização ao que dispõem o código de trânsito brasileiro, resolução no 600 de 24 de maio de 2016 do Contran e manual brasileiro de sinalização de trânsito e dá outras providências, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
- Projeto de Lei N° 15/2023, institui o programa municipal de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas municipais de Campo do Brito, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL).
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD), Jusileide Oliveira Dias (PP) e os vereadores Allisérgio dos Santos Andrade (PL), Edivaldo Leite Fontes (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), João Batista Santos (PL), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), Médice Santos Andrade (PSD) e Thompson José Reis Silva (PSD).
GRANDE EXPEDIENTE
Allisérgio dos Santos Andrade (PL), pediu ao presidente da Casa, para que avalie a possibilidade de voltar com a “pirâmide de fotos dos ex-vereadores”, sugestão que disse ter recebido de alguns moradores da cidade. Também comentou sobre sua decisão de integrar a base aliada do prefeito e a entrevista que deu para um portal da cidade, onde falou mais sobre sua decisão.
José Adeilson Santos de Jesus (PP), comentou sobre alguns eventos em que esteve presente nos últimos dias, entre eles, a Copa Antelmo de Futsal, e o bingo em prol do telhado da capela da comunidade do Muginga. Sobre este último destacou a campanha “doe uma telha”, pensada durante o evento pois, segundo o vereador, por ser necessária uma quantia grande para a construção do telhado, com a campanha, se cada pessoa doasse ao menos uma telha o sonho da comunidade seria realizado mais rápido. Falando sobre a Tapera da Serra, que teve o problema da falta d’água resolvido de forma eficaz, o parlamentar demostrou-se satisfeito e ressaltou a importância dos vereadores e os setores responsáveis do Executivo trabalharem de maneira conjunta sem olhar lados ou “de quem é a região”.
Jusileide Oliveira Dias (PP), comentou sobre a reunião que será realizada hoje, 06, no salão nobre da prefeitura, sobre o piso da enfermagem e as expectativas para que seja enviado um projeto para à Casa Legislativa.
Thompson José Reis Silva (PSD), disse ainda ser cedo para parabenizar o novo secretário de obras, o agora vereador afastado Antônio Carlos Góis Almeida, mas chamou a atenção para o seu empenho, e de todos que a compõem a secretaria, por já estarem desde a última sexta-feira, 01, trabalhando por melhorias nas estradas. “Estão abraçando esta causa, e não estão olhando se é sábado, o horário, se é feriado, tão trabalhando a todo vapor, todo gás, para assim restaurar as estradas do nosso município. Fizemos uma boa parte dessa região do Garangau e veio aqui para a estrada da Terra Vermelha. Amanhã uma máquina vai estar na estrada de Terra Vermelha, segundo informação e a outra na Gameleira.” Comentou o vereador.
Edivaldo Leite Fontes (PP), agradeceu a todos os colegas que lhe deram as boas-vindas e disse estar feliz por estar retornando à Casa. Contou que já visitou algumas comunidades, entre elas a da Tábua, repassando as demandas para os setores responsáveis. O vereador disse também que amanhã as máquinas estarão, uma parte no povoado Gameleira e outra parte no povoado Terra Vermelha.
José Edinelson Santana (PL), trouxe uma reclamação sobre um “quebra-molas” na entrada do povoado Garangau, logo ao entrar no calçamento. O vereador disse que todos são a favor que se coloque quebra-molas nas estradas, mas não do jeito que foi feito, segundo ele, de forma exagerada. Também falou sobre o serviço concluído do trecho do povoado Ceilão até a Tapera da Serra e que agora espera a continuidade do trabalho nas outras regiões.
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD), contou que na última sexta-feira, reforçou o pedido ao prefeito para que passe a máquina em todas as estradas, e não apenas nas principais, e em todas as regiões. A vereadora também comentou sobre a reunião do piso da enfermagem que acontecerá hoje e que também pediu ao prefeito que veja a situação do piso dos professores.
João Batista Santos (PL), questionou o porquê de a máquina não ter passado no sentido de Terra vermelha para Caatinga Redonda e descer para a região do Cercado, que segundo ele, há trechos intransitáveis. Disse também ser “uma vergonha” o serviço que foi feito hoje em um trecho da estrada de Terra Vermelha. Entre outras cobranças, falou ainda sobre a necessidade de uma limpeza no espaço destinado a uma praça no povoado Tábua.
Para assistir as falas na íntegra e a sessão completa basta acessar nosso canal no Youtube.