Constaram na pauta da 54ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada na última terça-feira (31), para leitura e discussão:
-
Moção de Pesar Nº 63/2023, pelo falecimento da senhora Givalda Alves dos Santos, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD)
-
Moção de Congratulação Nº 64/2023, pela passagem do aniversário de Cristileide Pereira dos Passos, também de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD).
Para primeira votação esteve o Projeto de Lei Nº 41/2023, que institui no âmbito do Município de Campo do Brito/SE,o Programa de Incentivo Financeiro Estudantil e dá outras providências, de autoria do poder executivo.
Antes do início do grande expediente, o PL 41/2023 foi retirado de pauta, pois o vereador Edivaldo Leite Fontes (PP), manifestou o interesse em fazer uma emenda.
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão os vereadores, Allisérgio dos Santos Andrade (PL), Edivaldo Leite Fontes (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Thompson José Reis Silva (PSD) e as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD) e Jusileide Oliveira Dias (PP). O vereador Reginaldo Andrade Passos (PL), teve sua ausência justificada.
GRANDE EXPEDIENTE
José Adeilson de Jesus (PP), demonstrou-se chateado por causa do PL 41/2023 ter sido retirado de pauta, pois segundo ele, é um projeto esperado a muito tempo e de importância para os jovens. Disse que as emendas que o colega desejar acrescentar poderão vir como outros projetos para a Casa. O vereador também comentou a passagem do “Sergipe é aqui”, na última sexta-feira (27), pela nossa cidade e as melhorias que foram anunciadas para a cidade no evento.
Thompson José Reis Silva (PSD), iniciou comentando sobre os últimos eventos ocorridos na cidade, “Sergipe é aqui” e comemorações pelo aniversário do município. O vereador também justificou suas moções. Disse que Cristileide se destacou nas eleições do conselho tutelar e em uma conversa, ela contou uma curiosidade que considera um privilégio. Seu aniversário é no mesmo dia em o da cidade. Thompson trouxe a comovente história de Givalda,Moção de Pesar Nº 63/2023, que foi diagnosticada com câncer. Ele contou que quando os médicos viram que não haviam mais soluções perguntaram para ela qual era seu último desejo. Ela teria dito que seu grande sonho era casar, pois apenas convivia com seu marido, com quem também já tinha filhos, mas não tinha tido a oportunidade de seguir a tradição. Após saberem disso, os médicos ligaram para o companheiro que aceitou a proposta e organizaram a cerimônia no hospital. O vereador concluiu dizendo que Givalda faleceu alguns dias após a realização de seu sonho.
José Edinelson Santana (PL), agradeceu por ter sido escolhido, através de votação, como representante do poder legislativo no Fórum Municipal de Educação. O parlamentar também pediu para que seja feita uma limpeza na entrada da cidade. “Eu achei que é muito vergonhoso as duas entradas da cidade que você deixa a rodovia pra sair aqui na cidade no fórum tanto de um lado como do outro. O mato vossas excelências está tomando de conta das ruas. Eu gostaria de pedir às vossas excelências que peça ao secretário e bote o pessoal ali pra fazer uma limpeza nas duas ruas.”
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD), disse que o Sergipe é aqui foi um dia histórico para Campo do Brito, pois além dos serviços ofertados, várias ordens de serviço foram assinadas. Entre elas a assinatura do projeto para a construção da pista que leva do Mainzão até o povoado Gameleira. A vereadora frisou que a pista não beneficiará apenas a Gameleira, mas toda a região.
Genilson da Silva Menezes (PP), também falou do “Sergipe é aqui”. “Nessa ocasião que ele teve aqui [o governador, Fábio Mitidieri] trouxe várias novidades, vários presentes para Campo do Brito, um deles é o calçamento de quatro metros, mil quadrados, em Terra Vermelha, todas as ruas de Terra Vermelha serão agraciadas, já deu a ordem de serviço. (...) Sobre o projeto da rodovia que dá acesso a Gameleira, como Lece disse, não é só da Gameleira. Ela passará por Gameleira, mas ela levará o desenvolvimento a toda aquela região aqui do lado de cá”.
As falas completas podem ser conferidas acessando o nosso canal no youtube.
Após todos os vereadores inscritos terem feito o uso da tribuna, o presidente da Casa Legislativa, Médice Santos Andrade (PSD), informou que após conversa com os colegas vereadores Adeilson e Edivaldo, o PL 41/2023 seria retomado para votação na presente sessão. Assim sendo, o projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.
O presidente também convocou uma sessão extraordinária, logo após a sessão em curso, para dar seguimento a votação do mesmo projeto. Ele explicou, que como na próxima quinta-feira é feriado e trata-se de um projeto importante, já com datas pré definidas, as emendas que o vereador Edivaldo mencionou podem se transformar em um novo projeto. Assim, este trata-se de auxiliar os estudantes que precisarem de apoio do município para a participação em algum evento esportivo ou similar. Futuramente será pensado outro PL que beneficiará os atletas do município.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Logo após a ordinária, deu-se início a 8ª Sessão Extraordinária. Não havendo vereadores inscritos para o uso da tribuna, o presidente Médice Santos Andrade (PSD), colocou em segunda votação e redação final o Projeto de Lei Nº 41/2023 que foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, sendo enviado para sanção ou veto do prefeito.
Você pode conferir ambas sessões completas em nosso canal no Youtube, ou clicando aqui para acompanhar a sessão ordinária e aqui a extraordinária.