Constaram para leitura e discussão na pauta da 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, que ocorreu de forma remota na última quinta-feira (24):
- Projeto de Lei Nº 23/2023, institui no mês de agosto, a Campanha de Conscientização de Combate ao Tabagismo no município de Campo do Brito, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD);
- Projeto de Decreto Legislativo N°20/2023, dispõe sobre a concessão do título de cidadão britense ao Sr. Luan Suedder de Carvalho, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD),
Não houve proposituras para votação.
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD), Jusileide Oliveira Dias (PP) e os vereadores Allisérgio dos Santos Andrade (PL), Antônio Carlos Góis Almeida (PP), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Reginaldo Andrade Passos (PL) e Thompson José Reis Silva (PSD).
GRANDE EXPEDIENTE
O ponto mais abordado na sessão foi a questão da necessidade de melhorias nas estradas que dão acesso aos povoados. Todos os vereadores fizeram suas cobranças e comentários sobre o assunto.
Thompson José Reis Silva (PSD), deu destaque e explicou a importância do Projeto de Lei Nº 23/2023, de sua autoria, que visa instituir no município uma Campanha de Conscientização de Combate ao Tabagismo. “Quantas pessoas estão dando entrada nos hospitais, uns por questão de acidente, outros em questão de saúde. A gente vê também muita gente com problemas pulmonares, isso causado pelo cigarro. Nós vimos em Campo do Brito, uma boa juventude [também] com esses cigarros eletrônicos, é um mal que a gente tem que procurar combater através de palestras principalmente nas escolas.” Ressaltou o vereador.
José Edinelson Santana (PL), reiterou a questão da necessidade de manutenção nas estradas que dão acesso aos povoados. Depois demonstrou seu descontentamento por seu projeto, que visa a distribuição de absorventes higiênicos nas escolas municipais de Campo do Brito, ter sido retirado de pauta novamente. Aproveitou também para pedir apoio aos colegas parlamentares em relação ao projeto.
Reginaldo Andrade Passos (PL), trouxe novamente uma cobrança em relação a um vestiário, de um campo de futebol, no povoado Poço Comprido. “Até hoje não tomaram as providências. Foi feita a reforma, a empresa recebeu o dinheiro, não sei se o erro é do município ou se é da empresa, mas o que eu quero é que o problema seja resolvido para dar conforto aos jogadores, as pessoas que frequentam aquele campo e que precisam usar o vestiário.” Afirmou o vereador que depois também chamou atenção para a situação das estradas.
Médice Santos Andrade (PSD), fez o uso da palavra para esclarecer aos colegas que também vem cobrando diariamente por melhorias nas estradas e teve a resposta que os trabalhos começarão no início da próxima semana. “A partir de segunda-feira terá início as manutenções. O pessoal sempre me liga solicitando e eu disse que estamos aguardando a manutenção da Patrol. Segunda-feira, com fé em Deus, a máquina estará na estrada para dar um melhor conforto e trafegabilidade as pessoas que passam diariamente [nas estradas dessas localidades].”
João Batista Santos (PL), somou-se aos colegas no pedido de melhoria das estradas e questionou o porquê de não já ter sido feita a manutenção na máquina. “Justamente na semana que estia, que tá precisando fazer manutenção [nas estradas], aí desmonta a máquina pra fazer manutenção. Isso é um tapa na cara do povo, na cara do contribuinte, na cara dos vereadores. Porque só sabe o que é as estradas como estão, eu que moro no povoado, o próprio presidente, como ele falou, e as demais pessoas que precisam se locomover a exemplo dos transportes escolares, (...) as ambulâncias (...).” Desabafou Santos.
Para conferir as falas e a sessão na íntegra basta acessar nosso canal no Youtube, clicando aqui.