A 40ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, foi realizada na última quinta-feira,31, de forma remota, e esteve em pauta para leitura e discussão:
- Parecer da Comissão de Justiça, Saúde, Educação e Assistência Social e Comissão de Finanças, Obras Públicas, transporte e comunicação, do Projeto de Lei N° 24/2023 que estabelece normas para implantação de “lombadas” ou “quebra-molas” nas vias públicas do município de Campo do Brito, seu enquadramento e padronização ao que dispõem o código de trânsito brasileiro, resolução no 600 de 24 de maio de 2016 do Contran e manual brasileiro de sinalização de trânsito e dá outras providências, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
Para primeira votação estiveram os projetos:
- Projeto de Lei N° 24/2023 que estabelece normas para implantação de “lombadas” ou “quebra-molas” nas vias públicas do município de Campo do Brito, seu enquadramento e padronização ao que dispõem o código de trânsito brasileiro, resolução no 600 de 24 de maio de 2016 do Contran e manual brasileiro de sinalização de trânsito e dá outras providências, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD);
- Projeto de Lei N° 15/2023, institui o programa municipal de fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas municipais de Campo do Brito, de autoria do vereador José Edinelson Santana (PL). E o parecer da Comissão de Justiça, Saúde, Educação e Assistência Social e Comissão de Finanças, Obras Públicas, transporte e comunicação, sobre o mesmo projeto.
Para segunda votação e redação final estiveram os projetos:
- Projeto de Lei N° 23/2023, institui no mês de agosto, a Campanha de Conscientização de Combate ao Tabagismo no município de Campo do Brito, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD)
- Projeto de Decreto Legislativo N°20/2023, dispõe sobre a concessão do título de cidadão britense ao Sr. Luan Suedder de Carvalho, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD)
E em votação única, a Moção de Congratulação N° 44/2023, pelo aniversário da Sra. Normelia dos Santos”, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes (PP).
Todos os projetos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes.
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD), Jusileide Oliveira Dias (PP) e os vereadores Allisérgio dos Santos Andrade (PL), Antônio Carlos Góis Almeida (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), João Batista Santos (PL), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL) e Thompson José Reis Silva (PSD). Médice Santos Andrade (PSD) não compareceu por motivos de saúde.
GRANDE EXPEDIENTE
José Edinelson Santana (PL), solicitou para que o buraco na entrada principal do Conjunto Abílio José da Cruz, conhecido como Mutirão, e que seja feita uma limpeza no espaço da praça. Também questionou sobre a máquina ainda não ter passado na estrada da Tapera da Serra e Garangau, reclamação que segundo ele, escutou um ouvinte fazendo em um programa de rádio. E relembrou uma cobrança já feita, que disse não ter sido atendida, sobre o calçamento da rua ao lado do terreno do finado Zé de Filirmino.
João Batista Santos (PL), apresentou uma série de cobranças, entre elas: o edital do concurso público, que segundo o vereador foi dito que sairia em agosto, o projeto relacionado ao aumento do piso da enfermagem que ainda não chegou na casa, Terra Vermelha e região sem médicos novamente, a formação de uma comissão de vereadores para resolver a invasão da Serra de José e também trouxe a questão da fossa da rua Senhora Santana e da sinalização colocada de forma errada.
José Adeilson Santos de Jesus (PP), salientou, sobre o Projeto de Lei N° 24/2023, a necessidade de se instalar quebra-molas corretamente. Sobre as estradas, chamou atenção para a necessidade de se colocar material e não somente passar a máquina. Destacou também que será resolvido o problema da falta d’água na tapera da serra e fez um convite para o bingo em prol da capela do povoado Muginga que será realizado neste domingo.
Thompson José Reis Silva (PSD), informou que uma das máquinas foi consertada e já passou pela Caatinga Redonda e na sexta-feira irá para Terra Vermelha. Destacou que também na nesta sexta-feira, será a reinauguração da Escola Municipal Padre Freire de Menezes e o início do campeonato de futsal que também, além de promover o esporte, movimenta algumas stores da cidade.
Maria Valdilece Souza Almeida (PSD), disse que, por mais repetitivo que seja falar sempre da necessidade de melhorias nas estradas, estradas é como diz o ditado “água mole pedra dura...”. A vereadora pediu para que o próximo secretário de obras do município olhe com um “olhar de girassol” para as estradas do município, principalmente a região da mandioca, e reforçou que é preciso colocar material e não apenas passar a máquina.
Genilson da Silva Menezes (PP), esclareceu alguns questionamentos e comentou as cobranças dos colegas. Dizendo que muito do que foi posto em questão já está sendo pensado para ver como será resolvido. Sobre as estradas, pediu paciência da população salientando que tiveram estradas boas e ruins e que agora estão sendo recuperadas.
Para conferir os discursos na íntegra é só acessar nosso canal no Youtube.