Esteve em pauta na 56ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campo do Brito, realizada na última quinta-feira, 09, para leitura e discussão:
-
Indicação Legislativa N°79/2023, Solicita-se ao Prefeito Municipal que a Rua do Povoado Caatinga Redonda passe a ser denominada João Lourenço de Menezes Filho, de autoria do vereador Edivaldo Leite Fontes (PP)
-
Moção de Congratulação Nº 67/2023, pelo aniversário de Edinaide Santos Almeida, de autoria do vereador Genilson da Silva Menezes (PP)
Para primeira votação, Projeto de Lei N°42/2023, Institui no âmbito do Município de Campo do Brito/SE, o adicional de periculosidade para os Servidores Públicos Municipais, ocupantes dos cargos de Vigilante e dá outras providências, de autoria do Poder Executivo.
Aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, passando para segunda votação e redação final.
E para votação única
-
Moção de Congratulação Nº 65/2023, pela passagem do aniversário do Vereador Allisérgio Santos Andrade, Serginho, de autoria do vereador Thompson José Reis Silva (PSD);
-
Moção de Congratulação Nº 66/2023, pela passagem de aniversário da servidora Tamires Ferreira Santos, de autoria do vereador Médice Santos Andrade (PSD).
Ambas aprovadas por unanimidade dos vereadores presentes.
VEREADORES PRESENTES
Estiveram presentes na sessão os vereadores, Allisérgio dos Santos Andrade (PL), Edivaldo Leite Fontes (PP), Genilson da Silva Menezes (PP), José Adeilson Santos de Jesus (PP), José Edinelson Santana (PL), João Batista Santos (PL), Médice Santos Andrade (PSD), Reginaldo Andrade Passos (PL), Thompson José Reis Silva (PSD) e as vereadoras Maria Valdilece Souza Almeida (PSD) e Jusileide Oliveira Dias (PP).
GRANDE EXPEDIENTE
José Adeilson Santos de Jesus (PP), iniciou manifestando seu apoio aos vigilantes. “Só tenho neste momento dizer para vocês da categoria, parabéns por se unir. que outras categorias façam o mesmo, se unam. Porque unidos somos mais fortes, então é mais que merecido esse projeto.”. Falou também sobre sua visita ao povoado Terra Vermelha para acompanhar o início das obras de pavimentação de algumas ruas. “Hoje como vereador não é pra dizer que me sinto feliz? Me sinto sim. Fazer parte de uma gestão onde correr atrás de emendas para que que possa ser investido nesse povoado nessas comunidades. Porque desde criança eu tenho conhecimento que calçamento só existia onde? Na cidade, assim mesmo nas principais, hoje tá aí todos os povoados recebendo calçamento.”, relatou o parlamentar que finalizou o assunto dizendo que já pediu para que os lugares onde não chegar o calçamento seja passada a máquina e colocado aterro para proporcionar melhorias aos moradores.
Thompson José Reis Silva (PSD), também iniciou manifestando seu apoio ao Projeto de Lei Nº 42/2023, se dirigindo aos vigilantes, disse que nada é fácil mas que a persistência faz valer. Também parabenizou o governador, Fábio Mitidieri, e a gestão municipal pelo início do calçamento do povoado Terra Vermelha e o patrolamento das estradas. “Onde não vai o calçamento nas estradas, o calçamento vai ali próximo nas ruas onde tem mais casas, mas onde não vai o calçamento, as máquinas tá ali colocando material para dar assim melhor qualidade de vida aquele povo.”
Reginaldo Andrade Passos (PL), pediu para que sejam tomadas providências sobre o funcionamento da caixa d'água no povoado Boa Vista. De acordo com o vereador, o funcionário que é responsável pelo abastecimento de água da caixa não tem a atenção devida no trabalho. “Quando ele não deixa a caixa derramando o dia todo, ele não liga. Deixa o povo com sede o dia todo.”, expôs o vereador.
José Edinelson Santana(PL), também apresentou problemas referentes à água. Segundo ele, os moradores do povoado Gameleira estão sem água há mais de quinze dias. O vereador e líder do prefeito na câmara Genilson da Silva Menezes (PP), interveio pedindo aparte e perguntou qual eram os setores para que a situação fosse resolvida. Logo após Edinelson responder, Edivaldo Leite Fontes (PP) também pediu aparte para dizer que ele também recebeu diversas reclamações sobre o mesmo problema que vem ocorrendo em vários setores e não apenas no citado pelo parlamentar. Edivaldo disse ainda que a causa do problema é a falta de um funcionário para ligar o abastecimento de água. Edinelson concluiu dizendo que é preciso resolver o problema com urgência e que para ele foi dito que o transtorno está sendo causado por falta de uma bomba d'água.
Maria Valdilece Sousa Almeida (PSD), disse que acompanhou a ordem de serviço para a pavimentação das ruas do povoado Terra Vermelha. “Foi um momento ímpar para aquela comunidade, só sabe o valor de um calçamento quem vive na lama e na poeira. Eu sei, porque eu ainda vivo na lama e na poeira. O calçamento para aquela comunidade será melhoria, valorização, uma melhor mobilidade (...).”. Sobre a falta d'água do povoado Gameleira, afirmou que fazem mais do que quinze dias. A vereadora contou que já foi até enviado um abaixo assinado para a Energisa pois, o problema está no transformador. “O transformador não suporta a carga porque são várias casas de farinha. Quando liga o motor da casa de farinha, o motor da bomba dispara.”, Lece completou dizendo que a solução seria ter dois transformadores, um na praça São Pedro, em frente a capela e outro no sítio de Neuza.
João Batista Santos (PL), mencionou uma cobrança que o colega parlamentar Edivaldo fez na última sessão, pedindo para a secretaria de esportes, a reforma ou construção de um campo para a prática de esportes. Santos, quis deixar claro que o colega cobrou a gestão municipal e a Secretaria de Esportes e que eles são os responsáveis por fomentar o esporte no âmbito do município. Já ele, como atual presidente do “Grêmio 29 de Outubro” está custeando a reforma do campo localizado no bairro da usina. “Passei dez anos afastado, fui eleito pela agremiação, pelos dirigentes, no ano passado e já fiz muito quando assumi o Grêmio de novo. O senhor viu a situação que estava e vê como está hoje. O patrimônio está bonito. (...). Quando eu fui reeleito, aliás eleito aqui, pelos dirigentes e os sócios que confiaram no meu trabalho, eu coloquei a mão na massa. Fui bate pá e bater enxada e fui bater massa, o qual os senhores vereadores todos colaboraram com alguma coisa, e o comércio e os políticos amigos e alguns sócios. Até porque eu não tô cobrando da sociedade, porque a praça está parada.”, o vereador anunciou também que ainda esse mês o campo do Grêmio será aberto para a juventude britense, os associados, e frisou que não é sua obrigação bancar do próprio bolso, esporte para a cidade. Ele concluiu comentando sobre o abandono do complexo desportivo da cidade e que está aberto para parcerias com a prefeitura em relação ao campo do Grêmio.
Genilson da Silva Menezes (PP), exaltou as melhorias que foram e estão sendo realizadas no povoado Terra Vermelha, citou como exemplo a escola, a pracinha e o posto de saúde. Disse também que o prefeito já licitou a obra da quadra e logo estará pronta para receber a comunidade dali e dos arredores para a prática de atividade física. Sobre o problema da falta de água na Gameleira, disse que o problema do funcionário será resolvido, já a questão do transformador será resolvida mais para frente. Sobre o povoado Boa Vista, disse que também verificará o problema mas, pediu para que os próprios moradores contribuam para que não haja desperdício de água, desligando a água se verem a caixa transbordando. Genilson também esclareceu outros assuntos mencionados durante a sessão
Você pode conferir as falas, e a sessão, na íntegra acessando nosso canal no Youtube.